Audiência pública discutiu a aprovação do contrato com CORSAN

Depois de sete anos de espera, a comunidade leonense pode enfim comemorar. Foi aprovado na Câmara de Vereadores, ontem, 15 de dezembro, a autorização para assinatura de convênio entre a Prefeitura Municipal e CORSAN.
O novo contrato terá prazo de 25 anos, devendo ser revisado de 4 em 4 anos, conforme prevê o Plano de Saneamento do município.
De acordo com os vereadores, o contrato demorou todo esse período porque todas as minutas anteriores não contemplavam os anseios dos municípes. O novo contrato contempla várias reinvindicações feitas pelos vereadores.

Entre as principais reinvindicações atendidas são:
Capitação de água do São Gonçalo. Esse é um sonho antigo da população, já que o Arroio Padre Doutor já não tem mais capacidade de atender toda a população. Segundo informações dadas pela própria CORSAN, serão investidos quase 10 milhões de reais na nova estrutura de capitação. Além do mais, esse compromisso deve ser cumprido num prazo inferior a cinco anos.
Desassoriamento do Arroio Padre Doutor. Essa parte do plano está quase contemplada, inclusive com licitação; basta apenas a licença ambiental. O desassoriamento se faz necessário em vista que, enquanto não se busca água do São Gonçalo, esse arroio seguirá abastecendo a comunidade.
Posto de Atendimento no Jardim América. Esse era anseio antigo da comunidade do bairro Jardim América. Com a reabertura do Posto de atendimento, os moradores dessa localidade não precisarão deslocar-se a o centro para serem atendidos.
Tarifa Social. Fica autorizado também a concessão de desconto de 60% na tarifa para famílias em estado de vulnerabilidade social. Para isso, as famílias devem estar cadastradas em algum programa social, do governos federal, estadual ou municipal. Para tanto, as famílias devem requerer Atestado de Vulnerabilidade Social junto ao DAS.
Água e esgoto. O contrato prevê a concessão do serviço de água e esgoto. Para tanto, deve ser feito nos próximos anos, um plano de esgoto, para buscar recursos junto ao PAC Saneamento.

Fora isso, ainda, todos os planos do contrato devem ser cumpridos em um prazo inferior a 5 anos.

Veja como votou cada vereador:

Ver. Eliezer Gonçalves - PDT - A favor
Ver. Mauro Nolasco - PT - A favor
Ver. Jeferson Antuarte - PTB - A favor
Ver. Valdeci de Lima - PMDB - A favor
Verª. Jane Gomes - PDT - A favor
Ver. Paulo Ávila - PMDB - A favor
Ver. Antonio Vieira - PTB - Contra
Ver. Helvecio Machado - PSDB - Contra
Ver. Dario Vilela - PDT - Contra

Opinião deste blogueiro: estava na câmara de vereadores quando o projeto foi debatido e votado. Na minha modesta opinião, os vereadores fizeram o que de melhor tinha para o município no momento. Não é crível que se tenha passado tanto tempo sem contrato, ficando o município à margem dos recursos federais. Hoje o Governo Federal tem um plano de saneamento, o chamado PAC Saneamento. No entanto, o município perdeu recusos por não estar com contrato de concessão de água e esgoto. Agora esperemos que os recursos venham e resolvam de vez o problema do Capão do Leão, que é água e esgoto.
Aos vereadores que votaram em sentido contrário, ao meu modo de ver, não conseguiram justificar seu voto. O município do Capão de Leão não possui condições econômicas de assumir este serviço. Não por enquanto. Quanto a privatização, exemplos de outros municípios já demonstraram não ser uma boa ideia.
Por isso vamos fiscalizar e principalmente, lembrar dos políticos que são contra o Capão do Leão.

Comentários

  1. Estou conhecendo recentemente teu blog, mas achei excelente a tua ideia! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professor!!! Seja bem vindo e fique a vontade para comentar. Ideia são bem vindas!!

    ResponderExcluir
  3. Jesus parabéns pela iniciativa, e a tua opnião é a mesma minha, o que tinha de melhor no momento era o contrato, e agora é correr atras do PAC saneamento, um abração e conta comigo para divulgar o blog!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Guilherme. Fique a vontade para dar opinião, fazer críticas e sugestões! Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Perfeita tua colocação Jesus!!O que senti na audiência foi o seguinte.
    Para exemplificar melhor,sabe aquele jogador de futebol,que não realiza um bom trabalho dentro de campo, que não tem tanto talento, o que ele faz, joga para torcida,beija o escudo, da carrinho violento,declara amor ao clube,etc.
    O mesmo aconteceu ontem, um grupo de vereadores que estão mais preocupados em se manter no cargo do que o bem geral do município,votou contra a Corsan,sendo que não apresentaram nenhuma proposta melhor,ou outras solução,apenas jogaram para torcida!!
    Triste mas ainda é a forma que fazem Política no Município!!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Gabriel. Por isso que eu tenho dito, temos que vigiar e cobrr todos os dias. No ano que vem, a população tem que se lembrar de políticos inimigos dos leonenses!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem, esta perfeita.

    Um dos vereadores que votaram contra, Dario Vilela (PDT) bate no peito para dizer que foi ele que pediu a reabertura do posto de atendimento no jardim América. Hora, se o nobre edil é contra a permanência da CORSAN no município, para que ficar de vangloriando de um trabalho que na verdade não é dele. A reivindicação da reabertura do posto foi do Vereador Mauro Nolasco (PT), que luta por isso desde quando o Vereador Dario era assessor.

    Quanto ao vereador Helvécio Machado, ele nunca conseguiu dialogar com o governo anterior que era do seu partido PSDB, que como disse o Jesus os contratos era só de obrigações para Capão do Leão (UNILATERAL).

    As colocações do Gabriel foram perfeitas... os votos contra a CORSAN foram para torcida ( comunidade), por que já estão com a corda no pescoço !!!

    ResponderExcluir
  8. SAO SEMPRE OS MESMO, EU TINHA SOLUCAO PATA A AGUA E O SANEP COM MELHOR QUALIDADE E TARIFA 40% MAIS BARATA E COM CAPTACAO DO CANAL SAO GONCALO, A CORSAN NAO VAI FAZER NADA DO QUE PROMETE E VAI FICAR MAIS 25 ANOS, E VEM LOGO AI AUMENTO DE 48% NA YARIFA, A CORSAN VAI FAZER O MESMO Q FEZ EM CAMGUCU, E VERDADE O POVO TEM QUE MARCAR OS QIE FORAM CONTRA O PPOVO, E CONVIDO OS A FAVOR A SAIR COMIGO NO MUNICIPIO SEI QUE A POPULACAO TEM UM RECADO PARA ELES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário