Suposta denúncia de compra de votos

Foi com grande surpresa ou até mesmo com um pouco de espanto que a comunidade leonense leu em uma coluna de um jornal de circulação regional, que o Partido dos Trabalhadores (PT) de Capão do Leão entraria com uma representação junto a Justiça Eleitoral pela captação ilegal de votos, a tão e muito mal falada "compra de votos", que teria sido feita pela Coligação PDT/PSDB, que venceu a eleição para prefeito no nosso município.
Bom, não quero fazer nenhum julgamento sumário. Até mesmo porque desconheço as supostas provas que dizem ter. Apenas quero dizer que tal situação é extremamente lamentável. Para qualquer dos lados. Mas quem perde mais, com certeza, é a população leonense.
Bons perdedores aceitam a derrota. Isso me está parecendo mais manobra política do que real interesse em revelar os fatos para a nossa comunidade. Se a tal compra de votos se deu antes do dia 07, por que então não se divulgou naquela época?
Claudio e Ramalho: denuncia de captação ilegal de votos
Não estou e nem quero defender o Cláudio, mas todo pós-eleição é a mesma coisa. Quem perdeu não se conforma e entra na Justiça contra quem venceu alegando sufrágio ilegal. Foi assim em 2008. Quem não lembra? Existe um processo andando até hoje por improbidade administrativa contra os Srs. Quevedo, Claudio e Schmitt. Esse último por uso da máquina pública e os demais por captação ilegal de votos. E o que se ganhou com isso? Nada. O Quevedo continua no cargo. Ninguém foi cassado. E o inusitado disso tudo é que quem entrou (ou vai entrar) com o processo agora, naquele serviu como testemunha abonatória. E havia até candidato a vereador. Ou seja, defendem um lado político, que pode ser bom ou ruim, conforme lhes convém.
Cabe lembrar que depois da eleição, todos mantemos nossas bases ideológicas, e não poderia ser diferente; mas temos um bem muito maior a defender, que é a cidade de Capão do Leão. Isso está acima de qualquer partido, ideologia ou pessoa. E é esse bem maior pelo qual devemos trabalhar agora, independentemente de bandeira partidária.
Queria salientar ainda para o amigo leitor que isso, essa suposta compra de voto, pode ser verdade; mas também pode não passar de uma mera fofoca criada para dar um clima ruim no cenário político local, que já não está muito bom.
E assim vou tratar: como fofoca. A menos que me tragam provas concretas, afinal, imputar a alguém fato definido como crime, falsamente, é calúnia, com pena de até de dois anos de prisão. E ninguém quer responder a um processo-crime, não é verdade?

Comentários

  1. jesus madeira creio eu que ninguem e tao burro ou inprudente ao ponto de fazer tal denuncia se nao tiver provas contudentes sabendo os riscos que podem correr se realmente aconteceu esta tal compra de votos seria um total desrrespeito com a populaçao leonense e principalmente com a democracia pois se aproveitar de situaçoes desfavoraveis para obter poder publico seria um absurdo mais vamos ver primeiro oque vai acontecer para nao tomarmos conclusoes precipitadas ,

    ResponderExcluir
  2. SR. Jesus Madeira praticamente toda a população leonense esta sabendo da existência de um vídeo no qual o (talvez) futuro prefeito Claudio Vitoria entrega uma sacola de alimentos com o cnpj da prefeitura a uma mulher. Para piorar a situação no vídeo ela pede o que ele prometeu se ela votes-se nele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário