A indústria do turismo é um dos setores da economia mais crescentes dos últimos anos, principalmente no Brasil, onde o aquecimento da economia, valorização do real e a ascensão de muitos brasileiros para as camadas da classe "C" e "D" criou um mercado pujante e exigente, dispostos cada vez mais gastar suas economias numa viagem ou passeio.
Dados da CNC dão conta que o turismo movimente cada ano cerca de US$ 4 trillões e empregue cerca de 170 milhões de pessoas no mundo.
Em questão de turismo, o Brasil ainda engatinha, ficando atrás de muitos países menores, como a Argentina. No entanto, é inegável o potencial turístico do País, em todas as regiões. Opções não faltam.
O turismo que mais cresce no País é o chamado turismo interno. O turisma não chega a sair do País, apenas se desloca de uma região para outra. Isso de dá em virtude da tamanha diversidade que existe entre nós, capaz de criar vários "Brasis". Por isso visitar uma nova região do País é como se estivéssemos visitando o estrangeiro.
Entre nós
Se o turismo no Brasil mal começou a engatinhar, no Capão do Leão nem isso. Não existem dados oficiais sobre o turismo no município. Porém, basta olhar a nossa volta e percebemos que o município tem um patrimônio cultural e artístico de valor inestimável nada aproveitado. Exemplos não faltam.
Cerro do Estado Foto: Jesus Madeira |
O Cerro do Estado é um exemplo claro como o município possui um potencial pouco aproveitado. O Sonho de Natal é um evento magnífico, por´m pouco divulgado até mesmo entre os leonenses. O local também poderia ser transformado num local de visitação dirigida, que incluiria as pedreiras, os armazéns, os guindastes e o que restou dos trens.
Antiga Represa Municipal Foto: Jesus Madeira |
Tenho certeza absoluta que existem muitas pessoas que pagariam para ver tais coisas. E isso ainda fomentaria o comércio local, com a consequente valorização do nosso artesanato e de pequenos comerciantes de "lembrancinhas locais".
Outro local mal explorado é a antiga Represa Municipal. Com um pequeno investimento e um pouco de vontade política, ali poderia ser transformado num excelente camping municipal. Aliás, algo parecido já existiu nesse local, mas não persistiu.
No local poderia ser criado área de lazer para as crianças, trilhas ecológicas, churrasqueiras para um churrasquinho de fim semana, enfim, muitas coisas. E olha que nem é necessário altos investimentos nesse local.
Estação do Teodósio
Quando falamos em potencial turístico do município que nos vem a mente rapidamente é a antiga Estação do Teodósio.
Infelizmente hoje se encontra em estado de grande abandono. E não há perspectiva de restauro; não a curto ou médio prazo. Queria apenas que as autoridades competentes viessem até a comunidade e explicasse o porquê de tanto abandono assim daquela estação. Queria saber se ao menos existe interesse em restaurá-la e transformá-la num ponto turístico, como uma casa de cultura, um museu ou até qualquer outra coisa que seja interessante para nossa comunidade. No dia que caírem todas as paredes não haverá mais como restaurá-la.
Turismo Rural
Sem sombra de dúvidas é onde se encontra o maior potencial turístico do município. Capão do Leão possui fazenda históricas, do tempo do Império e da Guerra dos Farrapos.
![]() |
Antiga fazenda de Rafael Pinto Bandeira Foto: Ubirajara Buddin Cruz |
O município possui vários locais que poderiam ser transformado em campings para lazer e passeios aos fins de semana, por exemplo.
Existem no município trilhas de moto e bicicletas, onde corredores, vindos principalmente de Pelotas, aproveitam nossas belas paisagens com um toque especial de aventura.
Enfim, o município tem tudo para ser uma potencia regional no quesito turismo. Basta um pouco de investimento e claro, divulgação dos eventos e locais da cidade, porque ninguém é advinho.
No entanto, nem tudo está perdido. Temos no município gente capacitada e interessada. Nos próximos anos muita coisa pode mudar. Nesse ano tivemos, por exemplo, a criação do Instituto Histórico e Geográfico. Foi um grande avanço para o setor.
Há muito que se fazer; há bastante trabalho a se executar; mas com um pouco de recurso e gente capacitada, o município poderá dar um salto.
Comentários
Postar um comentário