![]() |
Água da CORSAN Foto do Facebook |
Quem esperava que com a assinatura do contrato entre Prefeitura e CORSAN pudesse resolver o problema da qualidade da água na cidade ficou decepcionado. A água fornecida pela compania ainda está muito abaixo do padrão de qualidade exigido pelas normas de saúde.
Confesso que já andei por diversos lugares e nunca vi uma água de tão baixa qualidade como aqui, mesmo em municípios onde é a própria CORSAN que abastece. Talvez isso seja resultado da falta de investimentos da compania em nosso município.
A falta de investimento foi justificada pela falta de contrato assinado. Porém, esse problema já foi resolvido, Prefeitura e concessionária já assinaram um contrato de 25 anos, onde cria muitas obrigaçoes por parte da compania. Algumas a curto prazo.
Uma das obrigações a curto prazo, a mais importante, sem dúvidas, é a captação de água do São Gonçalo. Isso mexe diretamente na qualidade da água que bebemos. No entanto, a única obrigação cumprida até agora pela CORSAN foi a criação de um posto no bairro Jardim América. Era neessário, mas não mais importante da qualidade da água, essencial a nossa sobrevivência.
O fato é que a compania tem cinco anos para cumprir essa obrigação. Mas com o contrato assinado no início de 2012, teria até o início de 2017 para cumprir essa obrigação, com captação de água do São Gonçalo e a interligação de todos os canos na cidade. Parece muito, mas o tempo é curto, pior ainda se levarmos em conta que um ano já passou. A compania teria então quatro anos para cumprir com essa exigência.
![]() |
A água que sai da torneira não indicada para consumo humano |
Infelizmente, dificilmente conseguirá realizar nesse prazo. Isso porque não é apenas jogar uns canos e colocar uma bomba e puxar água. Existem muitos entraves, principalmente burocráticos, como licenças ambientais e licitações. Apenas esses dois processos podem consumir todo o tempo restante.
Em outras ocasiões que escrevi sobre a CORSAN, disse que era melhor opção para o município. Na verdade era a única. O município não possui condições técnicas e financeiras para assumir um investimento de tamanho tão grandioso, isso sem contar nas indenizações que deverim ser feitas à CORSAN, que eram na casa de R$ 10.000.000,00. Ou seja, não havia outra alternativa. Mas o contrato foi assinado e os investimentos prometidos, com prazo para cumprir, sob pena de rescisão, sem direito a indenização. Mas aí quem assume? A prefeitura? São respostas que só o tempo dará.
Enquanto isso temos que beber, cozinhar e tomar banho com uma água de baixa qualidade. E o que nos resta é apenas reclamar. Reclamações, ligue (53) 3275-1288 e fale com o Cláudio ou mandem um e-mail para a CORSAN diretamente em Porto Alegre pelo link http://www.corsan.com.br/contact e relate toda a insatisfação. No mais, esperemos dias melhores.
Comentários
Postar um comentário