Pesquisa de campo do Trem Regional começa neste sábado

A partir da manhã deste sábado, 8, os usuários dos ônibus entre Capão do Leão-Pelotas, Pelotas-Rio Grande e Rio Grande-Cassino começam a ser entrevistados por pesquisadores do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans/UFSC). O objetivo da pesquisa é apurar a demanda do trem regional de passageiros entre os três municípios.
O coordenador do Comitê Executivo de Mobilização do Trem Regional, deputado federal Fernando Marroni (PT), alerta para o fato de que o resultado da pesquisa de campo aliado aos levantamentos técnicos realizados pelo Labtrans é que irá servir de embasamento para o Ministério dos Transportes decidir sobre a viabilidade de implantação do trem regional de passageiros. “A população precisa ser receptiva a pesquisa, pois suas respostas irão definir se teremos ou não o trem de passageiros implantado na região”, diz.
No início da semana, Marroni esteve reunido com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos para tratar sobre o projeto. Durante a conversa o ministro garantiu apoio incondicional do governo caso o resultado do estudo indique a viabilidade econômica e técnica para a implantação do trem. “Se o estudo apontar que há demanda e viabilidade a execução do projeto será uma das prioridades do ministério em 2013”, assegurou. A equipe do Labtrans tem até março do ano que vem para encaminhar o estudo finalizado ao ministério.

Comentários