Audiência Pública discutiu aumento da tarifa do transporte público

Ontem foi realizada na Câmara de Vereadores uma audiência pública para tratar da questão do transporte público de responsabilidade da METROPLAN.
Audiência Pública discutiu a revisão
tarifária do transporte público
A audiência teve grande participação da comunidade e de políticos locais. Porém quem esperava uma solução no mínimo razoável, saiu de lá decepcionado. As autoridades presentes deixaram bem claro que a audiência servia para a revisão da tarifa do transporte, que segundo o representante das empresas, o Sr. Renato Petry, deveria ter ocorrido em junho do ano passado. Assim, pelo que foi apresentado ontem, a revisão tarifária seria de 8,68%. Portanto, a tarifa entre Capão do Leão e Pelotas, que está em R$ 2,70 passaria para cerca de R$ 2,95.

Reivindicações: A comunidade que se fez presente reivindicou melhorias no transporte, mais itinerários, mais horários, melhores ônibus, linhas dentro dos bairros, ônibus adaptados para deficientes, horários na madrugada e tarifas mais baratas.

Metroplan: parece que virou rotina. Mais uma vez a empresa que controla o transporte metropolitano no Estado fez pouco caso da comunidade leonense. Seria imperioso a presença da empresa. Todas as reclamações e reivindicações da comunidade foram direcionadas principalmente à Metroplan.
A pergunta que eu faço é quando seremos ouvidos pela Metroplan? Foram várias tentativas, várias idas a Porto Alegre, vários convites e nada. Qual o próximo passo agora? O MP? Talvez; é a última esperança da comunidade que sofre há anos com a precariedade do nosso transporte público.

Licitação: questão levantada principalmente pelo Presidente da Câmara, Valdecir de Lima e pelo Secretário de administração do município, Sr. Bira. 
Não faz muito tempo que esse blog relatou a necessidade de uma licitação para o transporte público. As empresas que atuam hoje na linha Pelotas/Capão do Leão estão de certa forma irregulares porque o tempo de concessão já terminou e não foi realizada nova licitação.
Nova licitação também seria a solução para a criação de novos itinerários, mais linhas e mais horários. Só com uma licitação essas questões serão resolvidas. 
Enquanto isso temos que conviver com a precariedade do transporte. Está na hora da comunidade fazer um protesto (pacífico) e físico. Chamar a grande imprensa e aí talvez sejamos ouvidos.

Comentários