Lixo não recolhido: problema de saúde pública

Muitos moradores de diversos bairros da cidade se depararam com um grande problema em comum nessa semana: a falta de recolhimento do lixo urbano por parte da prefeitura. Em diversos locais o lixo ficou para ser recolhido, amontoados no chão ou em latões. Muitos foram espalhados pelos cães, o que fez o estrago ser ainda maior.
Segundo informações do Secretário de Obras, Sr. Alex Quevedo, o problema se deu em vista de muitos funcionários estarem de licença e ainda, por ter um caminhão quebrado. Salientou ainda, que até o final da semana o problema estaria solucionado.

Opinião do blogueiro: o problema do recolhimento do lixo não é coisa recente. Diversas vezes esse blog denunciou a falta de recolhimento ou recolhimento com atraso.
Apenas quero lembrar a quem de direito for, que o lixo é uma questão de saúde pública e deve ser tratado como prioridade pela prefeitura. O lixo não pode ficar amontoado na via pública. E a prefeitura deve estar atenta a isso. As desculpas ou as justificativas são as mais variadas, mas não vejo ninguém tomar a dianteira e assumir a bronca.
A prefeitura alega caminhão quebrado ou falta de pessoal. Então está na hora de tomar outro rumo. Terceirizar a coleta seria uma alternativa. São pouquíssimas as cidades, inclusive na região sul do Estado, onde a coleta de lixo não é terceirizada. Capão do Leão poderia seguir esse caminho.
Outra solução, bem menos popular, seria instituir uma taxa de lixo, onde cada imóvel pagaria um percentual sobre o valor do IPTU. Sei que essa tarefa não seria fácil, já que seria impopular, mas seria uma alternativa, como ocorre na maioria das cidades da Serra Gaúcha.
Enfim, apenas quero salientar que não será fácil, mas alternativas há. Portanto, gestores, mãos à obra.

Comentários