O prefeito Cláudio Vitória participou na quinta-feira (10) em Porto Alegre, da solenidade de assinatura, entre o governo do Estado e a empresa Vinema, do protocolo de intenções para a instalação de seis novas biorrefinarias no Rio Grande do Sul. Capão do Leão é um dos seis municípios que serão contemplados com o investimento. Na primeira etapa, com uma planta na cidade de Cristal, serão investidos R$ 120 milhões dos R$ 720 milhões previstos para a totalidade do projeto. Pelos planos da companhia, também serão instaladas unidades em Capão do Leão, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Itaqui e Santo Antônio da Patrulha.
“Estamos felizes com essa possibilidade, pois temos a certeza que isso representa muito em termos de progresso e desenvolvimento, não só para o nosso município, mas para a região”, apontou o chefe do executivo leonense. Em princípio, a área para construção da unidade de Capão do Leão seria nas proximidades da BR 116, acesso ao distrito Pavão, zona produtora de arroz.
As novas unidades irão incrementar a produção gaúcha de etanol utilizando o arroz, produto típico da agricultura gaúcha. O Rio Grande do Sul traz, de outros Estados, 98% do etanol que consome. De acordo com o sócio da Vinema, Vilson Machado, a construção da primeira unidade, em Cristal, começaria em abril, com previsão para entrar em operação no primeiro semestre de 2014. As outras devem estar prontas dentro de oito anos.
A capacidade prevista de produção anual total das unidades será de, aproximadamente, 600 mil m³ de etanol, 475 mil toneladas de CO2 e 21 mil toneladas de óleo fúsel a partir de cereais, além da geração de energia elétrica utilizando a casca de arroz. A tecnologia também permite processar outras culturas, como sorgo e cevada.
Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários
Postar um comentário