O Carnaval 2013 de Capão do Leão

Quero a partir de agora tecer alguns comentários sobre o nosso carnaval.
Não quero ser a pessoa do contra ou o pessimista, longe disso. Mas não tive uma boa sensação do carnaval.

Fatos positivos: o fato positivo da organização do carnaval desse ano foi, sem sombra de dúvida a colocação de telas, separando o público da passarela do samba. Realmente, essa atitude merece os parabéns.
Acho até que esse tipo de tela deveria ser colocado em todos os eventos da prefeitura, como desfiles da Semana da Pátria e Farroupilha.
Outro fato positivo foi a iluminação da Praça João Gomes. Felizmente a administração atendeu aos pedidos da comunidade e colocou luz na Praça. Espero que não seja apenas para o carnval, que continue iluminada no decorrer do ano.

Fatos negativos: Bom foram alguns. Primeiro dois fatos que não estão ao alcance da Comissão: a chuva que caiu na segunda-feira e a CEEE. Aliás, até no carnaval faltou luz. A CEEE está de brincadeira com o município. Essa situação não pode continuar.
Mas talvez o que mais chateou as pessoas foi ficarem sem transportes depois do carnaval. Essa situaçao foi resolvida apenas para a segunda noite. Com todo o respeito, essa situação poderia ter sido evitada com um pouco mais de organização. Todos sabem que os horarios vão até meia-noite. Mas poderia a prefeitura antes de começar o carnaval ter conversado com as empresas e feito o pedido para a colocação de ônibus, excepcionalmente para o carnaval. Pelo menos a situação foi ajeitada para a continuação da festa.
Outro ponto: a falta de banheiros. Mais uma vez essa situação causou alguns constrangimentos. Os banheiros da praça foram fechados, por estarem em situação depredável, mas deveriam ter colocado mais banheiros químicos, em maior número dos que foram colocados.
Tudo bem, um pouco é a educação das pessoas, mas a quantidade de gente que eu vi mijando na rua, homens e mulheres, foi impressionante, até na Avenida Narciso Silva. Se houvesse mais banheiros não haveria desculpas para essas porquices.
Pouco público: não sei se fui o único a ter essa impressão, mas achei pouca gente no carnaval no sábado e especialmente no domingo. Para mim isso foi um ponto negativo. Para saber porque é só ler o escrevi sobre o carnaval do ano passado.
Brigas: isso sim é um ponto negativo. No entanto, isso já era esperado. Brigas no carnaval acontecem em todos os lugares, isso não ocorre só aqui. Houve algumas brigas, principalmente na noite de ontem. O fato mais grave foi uma desevença havida um pouco antes da entrada do Bloco Tradição, onde um homem levou uma facada. Foi levado ao pronto socorro e está bem. Fora isso, não houve muitos casos graves. A Brigada Militar fez um excelente trabalho. Também fizeram um bom trabalho a segurança particular contratada. Por isso não houve casos mais graves. Ainda bem.
Poucas entidades: quem faz o carnaval são as entidades, os gupos e as pessoas. Sem isso, não existe carnaval. Olha dois blocos e três grupos é pouco. O carnaval do Capão do Leão merece muito mais. Sinceramente não sei qual é o problema, mas isso tem que mudar.
Disse e repito, a prefeitura não pode ficar a cargo de tudo. Tem que ser criada no município uma liga que cuide disso. Sou contra a intervenção pública em eventos. A Liga (Carnavalesca) é quem deve cuidar do carnaval da cidade. Organizar a escolha da corte, apoiar as entidades, fazer o carnaval, buscar apoiadores. O Poder Público apenas ficaria responsável pela estrutura física.
Mas infelizmente para isso tem que haver envolvimento de pessoas, dá trabalho e por aqui se espera tudo da prefeitura.

Pergunta: vai haver carnaval no sábado, com os desfiles dos campeões? 
Pergunta 2: onde estavam os políticos da cidade, que no ano passado estavam todos no carnaval e esse ano quase não os vi?

Comentários

  1. Sábado não foi carnaval, foi coroação da corte ;)

    Quanto aos políticos, os únicos que não vi foram o Ramalho e o Luizinho.

    Tomara que tenha festa no sábado. Acho um absurdo termos que nos esconder em nossas casas porque uma parcela de arruaceiros quer chamar a atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário