Estudo para o trem de passageiros tem sequência


Acontece nos dias 23, 24 e 26 de março, a continuação do estudo para a viabilidade do trem de passageiros ligando os municípios de Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande e o balneário Cassino. O estudo, que é coordenado pelo laboratório de transportes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é executado pelos alunos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Os estudantes realizarão uma pesquisa nas rodovias que propiciam as ligações intermunicipais, entrevistando os motoristas dos veículos particulares que se deslocam entre os pares de cidades, ao longo do trecho ferroviário. Em princípio, será pesquisada a maior quantidade possível de veículos, a fim de se alcançar uma melhor precisão nas estimativas.
A partir do levantamento dos dados, será esboçado o perfil socioeconômico dos entrevistados, assim como a propensão à transferência modal. Os motoristas não usuários, isto é, aqueles que passam direto e não têm como destino as cidades situadas ao longo dos trechos ferroviários, serão quantificados, mas não entrevistados. Os pontos estudados serão os seguintes: avenida Três de Maio, em Capão do Leão, BR-392, avenida Itália, BR-604, ERS-734, avenida José Bonifácio e avenida Santos Dumont. A pesquisa será realizada das 6h30min às 9h30min e das 17h às 20h.

Comentários