Transporte Público: UFPel e Metroplan estabelecem diálogo sobre transporte para o campus Capão do Leão


A UFPel e a Metroplan estabeleceram um canal de comunicação permanente, visando a qualidade do transporte para o campus Capão do Leão. A Metroplan é a fundação ligada ao Governo do Estado encarregada de controlar o transporte coletivo em regiões metropolitanas.
O reitor Mauro Del Pino e o coordenador de Relações Institucionais, Hemerson Pase, receberam, na quinta-feira (7), o diretor de Transporte, Marcus Damiani, e o coordenador de Planejamento Operacional da Metroplan, Jackson Lopes, quando conversaram sobre as demandas da UFPel sobre o tema. As duas instituições ficarão em contato, trocando informações com o objetivo de ajustar os serviços com as demandas da Universidade.
Durante o encontro, o reitor questionou os técnicos da Metroplan sobre a superlotação e o estado dos ônibus para o campus. Baseados em fiscalizações, os diretores afirmaram que não há superlotação. Eles disseram que nos controles, que são feitos regularmente e com metodologia, a superlotação não aparece. Mostraram resultados de trabalho feito em abril de 2012, que realizou 1.250 controles. Em 950 destes, relataram, os ônibus transportavam 40 passageiros, em 148 de 40 a 49 usuários, em 111 de 50 a 59 e em 39 de 60 a 69 pessoas, todos os números dentro do permitido.
Os técnicos informaram que as fiscalizações são sempre feitas em dias úteis e em todos os turnos. A Lei, disseram, permite o transporte de até duas vezes o número de passageiros em pé do que a capacidade de sentados. Consideraram que às vezes as pessoas querem viajar sentados e que o porte de mochilas pode complicar o trânsito dentro dos ônibus.

Sobre a regularidade das linhas, os usuários podem consultar os horários no site da Metroplan, http://www.metroplan.rs.gov.br/linhasitinerarios, escolhendo Aglomeração Urbana do Sul. Conforme os dirigentes, as fiscalizações podem ser feitas sob demanda ou reclamações, pelo 08005104774. Os técnicos ficaram de enviar à UFPel a metodologia aplicada nas pesquisas de controle, o que deverá ser publicado assim que recebido.

Quanto à licitação do serviço que faz a linha para o Capão do Leão, os representantes da Metroplan disseram que provavelmente seja ainda do tempo do Daer e que poderá estar vencida.

Noite
Na audiência, realizada no gabinete da Reitoria, Del Pino apresentou à Metroplan demandas futuras da Universidade, em função do uso noturno do Campus Capão do Leão. Os diretores disseram que, no momento em que a Universidade necessitar de linhas em novos horários à noite, a Metroplan tomará as providências. Da mesma forma será estudada resposta a um possível aumento de fluxo de passageiros, em função de demanda por construção de uma Casa do Estudante no local.


Pergunta: a concessão deve estar vencida? A Metroplan só pode estar de brincadeira! A quanto tempo viemos batendo na mesma tecla? Aliás, foi dito por um representante dela que  licitação não era importante. Há uma necessidade urgente em uma licitação do transporte público, senão, vamos passar a vida toda só reclamando e sem solução!

Com informações da UFPel


Comentários