"Habemus Convenio"


Com esse título estampado na rede social, o Curso Popular Up finalmente assina convênio que possibilitará sua realização durante 2013. Mas demorou quatro meses...

Foto: divulgação
No início de 2013, saiu a notícia que um grupo de jovens leonenses estava articulando um curso preparatório para o ENEM, e outros processos seletivos, que funcionasse de maneira gratuita. Para isso, realizaram convênio com a FURG através do PAIETS (Programa de Auxílio ao Ingresso no Ensino Técnico e Superior) e procuraram a Prefeitura de Capão do Leão para conseguir salas e transporte aos professores (voluntários, diga-se de passagem).
A partir daí, o calvário: o primeiro contato foi a apresentação do curso, dia 17 de janeiro. Tendo o apoio garantido através da palavra do chefe do Executivo, somente três dias antes do início das aulas, em 15/03, as salas foram liberadas. Quando o curso se iniciou, os vales-transporte estavam sendo bancados por colaboradores particulares. O convênio prometido pela Prefeitura não foi cumprido.
E o mais impressionante: quinze dias após o início do curso, a Prefeitura enviou um convênio liberando as salas de aula e sem contemplar o transporte dos professores. Mas as salas já não estavam liberadas? E não era o transporte que faltava? É competência demais...
Enquanto o convênio não saia, alguns vales foram liberados através do Departamento de Assistência Social. Mas, só para manter a tradição de bater cabeça, eles não eram da linha de ônibus correta...
Porém, com o risco de o curso naufragar e dezenas de alunos ficarem a ver navios, a coordenação decidiu expor a situação para a sociedade. Em primeira mão, o jornal O LEONENSE (www.oleonense.com.br) publicou uma carta aberta de Igor Vianna, coordenador, no início de maio. Em seguida, foram à Câmara de Vereadores.
Nesse interim, a Prefeitura prometeu o convênio assinado dia 08/05. Não cumpriu. Nada surpreendente, mas frustrante. Os coordenadores não perderam tempo: dia 09/05 fizeram um manifesto diante do gabinete do prefeito Claudio Vitória (PDT), como mostra a foto acima.
Resultado: após uma hora de movimento, os coordenadores foram chamado para dentro do prédio, e receberam o convênio pronto.

Fonte: www.acheaquitche.com
Texto: Luiz Teixeira

Comentários