Reitor anuncia estudo para transporte gratuito ao Capão do Leão

Um grande programa de ensino, reunindo docentes e técnicos de diversas unidades da Universidade, para o qual foram convidados a participar a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Pelotas e o Sest/Senat, será o responsável por elaborar estudo de viabilidade da adoção do transporte gratuito para o campus Capão do Leão da UFPel. O anúncio oficial do trabalho será feito pelo reitor Mauro Del Pino nesta segunda-feira (29), às 11h45min, no encerramento das atividades da primeira manhã da Semana Acadêmica da Agronomia, que se realizará no auditório da Faem.
A manifestação do reitor nesta segunda-feira cumpre acordo firmado com o Movimento Pé na Catraca, no dia 20 de junho, durante manifestação realizada no campus Porto. Pelo acordo, foi formado um Grupo de Trabalho, com representações dos estudantes e da Reitoria, que se reuniu para estudar o tema e decidiu pela elaboração do Programa.
A decisão de implantar o Programa foi tomada durante a primeira reunião do GT, realizada no dia 10 de julho. A partir daí, o Gabinete da Reitoria chamou duas reuniões para encaminhar a medida. Uma com a Secretaria de Mobilidade Urbana e Senat e outra com diretores das unidades de ensino de áreas afins com o tema.
Foto: divulgação
Na primeira reunião, realizada nesta quinta-feira (25), a secretária de Mobilidade Urbana do município, Josiane Almeida, sinalizou o interesse da Prefeitura de participar do grupo com técnicos da Unidade, que poderiam contribuir para a busca de soluções. O diretor do Sest/Senat, Roger Lange, também participará das próximas reuniões do grupo para a criação do programa.
O apoio da Prefeitura e do Senat agilizará o estudo, que construirá um plano de necessidades para verificar a possibilidade de a Universidade implantar um transporte gratuito para os alunos entre as unidades, que contemple também o Capão do Leão. No estudo seriam levantados todos os custos e infraestrutura necessários, bem como as possíveis rotas.
Participaram da reunião, além do reitor, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, a pró-reitora de Assuntos estudantis, Rosane Brandão, o representante da Pró-Reitoria de Infraestrutura, Gilberto Carvalho, e os acadêmicos Tony Sechi e Germano Pollnow.
No fim da tarde de sexta-feira (26), Mauro Del Pino e os representantes discentes do GT Transporte receberam o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Antônio Cesar Silva. Durante o encontro, o reitor expôs a intenção de realizar o Programa e convidou a FAUrb a participar dos estudos, através da indicação de docentes e técnicos da área. Um cronograma, cujo ponto final deverá ser o fim do ano, regulará os trabalhos do grupo que fará o estudo de viabilidade.

Passe Livre
Ao mesmo tempo em que se desenvolverá o Programa, é acompanhada a tramitação do projeto do Governo do Estado de passe livre para as áreas metropolitanas, que está na Assembleia Legislativa. Na quarta-feira (24) à tarde, ocorreu a primeira reunião entre técnicos da Universidade e da Metroplan para trocar informações e começar estudos sobre a gestão do passe livre que poderá ser implantado, por força de Lei Estadual, nas linhas metropolitanas para o campus Capão do Leão.
Os técnicos da UFPel e da Metroplan estudarão ainda outros pontos de interesse, como fiscalização, superlotação, trajetos, horários de saída dos ônibus da cidade e do campus e a alternativa do transporte hidroviário. Um próximo encontro deverá ocorrer no máximo em 15 dias.

Fonte: UFPel

Não deixe de votar na nossa enquete ao lado. Avalie a administração municipal e a câmara de vereadores. Dê o seu voto. É secreto!

Comentários