Resistência e rusticidade à prova em Capão do Leão

Após três etapas, o Campeonato Nacional de Enduro chegou ao final no dia 17/8. A última disputa do ciclo 2013 na modalidade se realizou Estância da Gruta, em Capão do Leão/RS, e contou com grande público na decisão dos melhores ginetes e cavalos em resistência e rusticidade.
A primeira largada foi dada às 9h da manhã, contando com a participação de cinco ginetes (três na categoria 80km e dois na 50km). Na primeira categoria, a defesa do primeiro lugar no campeonato estava nas mãos de Alberto Patron, ginete com um currículo invejável nas pistas de Enduro. Nos 50km, Christian Moreira precisava cumprir o percurso e passar pelos dois vetcheks para se consagrar o campeão.
Alberto Patron e Felipe Schneider na disputa dos 80km
Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Apesar de contar com dois feras das pistas, o brilho da etapa foi de outros dois participantes. A vitória na categoria principal veio nas mãos de Felipe Schneider. Montando Imagem do Rincão dos Xucros, o estreante do ciclo garantiu o melhor tempo acoplado com as melhores condições físicas do cavalo. “Comecei correndo marcha e sou apaixonado por disputas de resistência. E nesta, a minha égua surpreendeu, foi a segunda prova que participei com ela e não fui deixado na mão”, diz Schneider.
Na segunda categoria, quem levou a melhor foi Jorge Nei Severo Pires, montando o cavalo Virtuoso do Rincão dos Xucros, conseguiu alcançar a uniformidade ideal entre explosão e calma e faturou o primeiro lugar na categoria principal. “É testando o potencial dos cavalos que descobrimos até onde seguir. E, mesmo sem muito treinamento, o Virtuoso mostrou que é um grande cavalo. Fizemos uma grande prova, com garra e força, e garantimos a ponta”, diz Pires.
Mesmo com a vitória na etapa, o campeonato ficou com Alberto Patron e Christian Moreira, montando respectivamente, Fuego Lento Del Camino e Japori do Rincão da Querência. “O segredo da prova é a confiança entre cavalo e ginete. Tem que saber quando tocar e quando poupar. Tem que às vezes, deixar um pouco de gás para o final. Conhecer o animal que montamos”, conta Patron, que já é pentacampeão do circuito da Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE) e bicampeão da FEI.
A inspeção veterinária da prova foi realizada pela equipe formada por Leandro Freitas, Fabiane Michelon, Natasha Abascal e Paulo Muller. Já a supervisão técnica do evento ficou a cargo do inspetor credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Claudio Neto de Azevedo.

Sem pausa para o lanche
A disputa pelas categorias matinais mal terminou quando os participantes dos 30km A (abaixo de 12 anos) e B (acima de 12 anos) começaram seu percurso. Caracterizada pela participação de novos rostos e descoberta de bons ginetes, a etapa foi a com maior participação de público, com destaque aos pais, avós, irmãos e amigos da criançada em pista.
Para comprovar que filho de peixe, peixinho é, nos mais jovens, o primeiro lugar na categoria ficou com Rodrigo Zambrano, montando Xucra Apagada. Já entre os maiores de 12 anos, Carolina Bundt deu um show de talento, se consagrando o primeiro lugar e ginete destaque da categoria pelo segundo ano consecutivo. “Aprendi a gostar do enduro e montar olhando os mais experientes e hoje é uma alegria estar ao lado deles”, conta Carolina.

Endurinho
Especialmente feito para a diversão da criançada, o endurinho foi a modalidade com mais participantes: seis. Acompanhados de pais, tios e avós ou não, os cinco quilômetros percorridos pelo grupo deixaram o público encantado. Entre os participantes estava a mais jovem endurista montada no evento: com dois anos e sete meses, Maria Antonia Zambrano da Rocha participou da prova pela segunda vez. “Ela pede para montar e tudo em volta dela é em forma de cavalos, desde os brinquedos até os trabalhos da escola. Vai ser tão apaixonada quanto o resto da família”, conta Cristina Zambrano, mãe de Maria Antonia.

Reconhecimento aos destaques do ciclo
A entrega dos troféus a Cabanha Endurista e dos destaques do ciclo será realizada no dia 26 de agosto, a partir das 19h, no Parque Assis Brasil, durante a Expointer 2013. 

Veja os resultados:
Categoria 80km
1º lugar
Felipe Schneider montando Imagem do Rincão dos Xucros
2º lugar
Alberto Patron montando Fuego Lento Del Camino
Categoria 50km
1º lugar
Jorge Nei Severo Pires montando Vituoso do Rincão dos Xucros
2º lugar
Cristian Moreira montando Japori do Rincão da Querência
30km A
1º lugar
Rodrigo Zambrano montando Xucra Apagada
30km B
1º lugar
Carolina Bundt montando Destaque do Rincão da Querência
2º lugar
Jonata da Costa Ribeiro montando Abigail da Gruta
3º lugar
Mauro Quevedo montando Marujo da Lembrança

Fonte: ABCCC

Comentários