IBGE dá início à Pesquisa Nacional da Saúde na região

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa nesta semana a Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) na região.
A pesquisa busca retratar diversos aspectos da saúde da população brasileira, além de registrar hábitos e estilo de vida dos cidadãos. Fruto de uma parceria do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz e do IBGE, contará com visitas a 80 mil domicílios em 1,6 mil municípios brasileiros.
A pesquisa é dividida em três questionários. No primeiro serão registradas informações sobre o domicílio e no segundo dados de todos os moradores. Concluída essa parte, o sistema escolherá um morador maior de 18 anos para responder um questionário específico sobre seu estilo de vida e sua saúde. O selecionado pelo sistema também terá seu peso, sua altura, circunferência da cintura e pressão arterial medidos pelo pesquisador credenciado pelo IBGE e treinado para a realização das entrevistas.
A PNS é fundamental ao Ministério da Saúde para construir uma base de informações ampla e atualizada sobre a realidade nacional e permitir o apoio no planejamento de políticas públicas e iniciativas dos setores público e privado. Por essa razão, a pesquisa será realizada a cada cinco anos.

No Capão do Leão apenas domiciliados no bairro Jardim América participarão da pesquisa.

Outros municípios da região que participarão da pesquisa são: Pelotas, Piratini, Jaguarão e São Lourenço do Sul.

Comentários