Saúde prepara plano de ações

Qualificar e fortalecer o sistema, com foco na atenção básica à saúde e qualidade de vida da população. É a proposta da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) de Capão do Leão constante no Plano Municipal, para o período 2014/2017.  O esboço está pronto e será discutido com o “corpo” de enfermagem e profissionais da área, antes de ser apresentado ao Conselho Municipal da Saúde, no dia 11 deste mês.
Zilca Braga: Diretora de
Planejamento da SMS
Foto: divulgação
Dentre as propostas de melhorias no sistema, constam ações como a “implantação da Estratégia da Saúde da Família, com três equipes, na Unidade Básica de Saúde(UBS) 3, no bairro Jardim América”; qualificação da Vigilância em Saúde; mudanças qualitativas nos programas de atenção básica, com focos específicos na saúde da mulher, crianças, homens, idosos, adolescente e trabalhador;  qualificação do atendimento nos serviços de urgência e emergência.
“É uma proposta do que pretendemos para o município nos próximos quatro anos na área da saúde”, aponta a diretora de planejamento da SMS, Zilca Braga.
As melhorias propostas não param por aí. O Pronto Atendimento – que funciona 24 horas – terá seus serviços qualificados com a disponibilização de exames laboratoriais e raio X. O Centro de Atenção Psicossocial(Caps) terá seu atendimento – atenção à saúde mental – ampliado. E poderá virar referência ao município de Pedro Osório. Ainda no caso do Pronto Atendimento, atualmente, o serviço de Capão do Leão absorve usuários de vários bairros de Pelotas, que buscam atendimento no município leonense.

Redação: Assessoria 

Comentários