Lombadas eletrônicas poderão diminuir os incidentes na BR 293

Lombada eletrônica próximo ao acesso do município
Foto: Eder Rosa
Quem trafega pela BR 293 desde a semana passada deve ter notado algo novo: são lombadas eletrônicas que controlam a velocidade dos veículos. São duas lombadas eletrônicas: uma no quilômetro 14 e outra próximo ao trevo que acesso ao município. A velocidade máxima controlada pelo radar é de 40 km/h.
O controle de velocidade na 293 é uma reivindicação antiga da comunidade, principalmente do Parque Fragata, que no mês de julho paralisaram a BR em busca de mais segurança. 


Lombadas podem diminuir acidentes
Infelizmente temos a cultura de aprender apenas quando dói no bolso. Talvez a diminuição da velocidade acabe com os incidentes que resultem em morte nesse trecho, que por muitos é chamado de "trecho da morte".
Porém, não posso me furtar de fazer algumas considerações. Primeiro, considero exagerado a diminuição da velocidade de 60 para 40 km/h.  Imaginei que os controladores fossem para inibir os exagerados que trafegam a 100, 110 km/h. Mas não houve uma diminuição drástica da velocidade. Não podemos esquecer que essa via ainda é uma BR, é uma via expressa. Penso que poderiam ter mantido 60 km/h sem prejuízo algum.
Uma outra questão ainda, são os locais das lombadas: apenas de um lado. Quem vem sentido Pelotas/Capão do Leão tem que reduzir, mas quem vai daqui não? É de se pensar.
As lombadas eletrônicas, são, sem dúvidas, uma grande conquista para os moradores do Parque Fragata, mas será mesmo que apenas isso vai acabar com as tragédias? Claro que não! Ainda precisamos de mais coisas, como por exemplo, uma via alternativa e uma passarela. Aí sim, poderemos dizer que estamos seguros.


Comentários