![]() |
Eleitos podem perder os mandatos Foto: divulgação |
A cassação dos prefeitos e vice dos municípios de São José do Norte e Pedras Altas causou um alvoroço entre os membros do diretório local do Partido dos Trabalhadores. Para muitos, a cassação desses prefeitos é um ótimo precedente para que a Justiça Eleitoral investigue a fundo as denúncias feitas pela coligação PT/PTB, por suposta compra de votos realizadas pelos atuais prefeito e vice, da coligação PDT/PSDB. Tal situação, se por um lado deixa eufórica a oposição, coloca a atual administração contra a parede, que estão mantendo um silêncio ensurdecedor. Estão proibidos de falar sobre o assunto.
A ação em São José do Norte também foi movida por PT e seus aliados. A denúncia lá foi pela utilização de Caixa 2. Uma prática muito comum e usada por todos os partidos e facilmente identificada - inclusive teve daqui quem se utilizou dessa prática. Pela denúncia o prefeito cassado teria utilizado cerca de 14 coletivos para transportar eleitores para agenda política, sem que isso fosse contabilizado como gasto de campanha. O município será administrado agora pelo petista Jorge Madruga.
Já em Pedras Altas, o crime foi sufrágio ilegal de votos. A chapa perdedora alegou o envolvimento do prefeito e vice e mais um vereador em pelo menos cinco crimes. Pela denúncia, a dupla, mais o vereador já cassado Leonério Gonçalves Miranda (PT), são acusados de captação irregular de areia do Rio Jaguarão. Davam areia em troca de votos. Leonério era secretário de obras na época. O trio também é acusado de ter distribuído materiais de construção civil desviados do Programa Minha Casa Minha Vida, durante a campanha eleitoral, a beneficiários não incluídos no cadastro do Governo Federal.
Em Pedras Altas terá nova eleição.
No caso de Capão do Leão o caso deu muitas voltas. Já houve comemoração dos dois lados. Os boatos começaram no ano passado, seguido ter passado o pleito, que consagrou Cláudio como grande vencedor. Depois foi feita uma denúncia formal à Justiça Eleitoral. Em julho desse ano a Justiça Eleitoral negou o recurso da oposição para a impugnação da eleição, já que os eleitos já haviam tomado posse. O caso agora está na Polícia Federal que investigará o caso, e se comprovado a compra de votos, Cláudio e Ramalho serão cassados e Mauro e Gringo assumem a prefeitura.
O silêncio dos pedetistas
Os pedetistas, membros da administração e detentores de cargo de confiança estão proibidos de falar sobre o assunto. Nas redes sociais, sumiram; quando aparecem preferem falar de outros assuntos, como corrupção e mensalão. Não é de se admirar que seja assim, depois de 13 anos, muitos já vislumbram a possibilidade de voltar às suas funções de origem, e isso para quem tem.
Não é de admirar também, que muitos estejam deixando o partido de lado, indo para outra agremiações, porque o que mais existe são parasitas de cargo.
O PDT hoje está enfraquecido, sem forças até para administrar. Há quem diga que a cidade está sem prefeito, que todo mundo manda mais que o Cláudio. As brigas internas enfraqueceram ainda mais o partido. Ou seja, se não cair agora com a cassação, é quase certo que isso ocorra em 2016. E vai ter muita gente largando currículo na cidade!
O que diz o prefeito sobre o caso
Em outra oportunidade conversei com o prefeito sobre o tema. Explicou que o caso relatado como "compra de votos" tratava-se na verdade uma atividade normal da Secretaria de Cidadania, que ocorria todos os anos, que inclusive tal situação já estava previsto em orçamento e que estava tranquilo quanto a situação.
Se confirmar cassação, entra PT
Caso se confirme, e existe essa possibilidade, a cassação do atual prefeito e vice, a chapa que ficou em segundo lugar na eleição passada assume a prefeitura.
Como o prefeito eleito não teve mais de 50% dos votos, assume o segundo colocado na eleição. Por isso, todo o entusiasmo de Mauro Nolasco e seus companheiros. Mauro foi segundo colocado no pleito passado, ficando apenas 43 votos do eleito, Cláudio Vitória.
Agora só nos resta esperar o desfecho dessa história, porque tem muita água para cruzar por debaixo dessa ponte. E quem sabe ano que vem não tenhamos mudanças no cenário político local? É esperar pra ver!
Os políticos tem a possibilidade de fazer melhorias no seu município e preferem ao invés de trabalhar,arruinar a cidade,fazer vexames e deixar para outros que com certeza vão piorar ainda mais . Doutores pessoas que fizeram faculdade durante anos como pode ser tão desprovidos de inteligência?
ResponderExcluir