Carnaval de Capão do Leão será em uma data diferente

Por falta de segurança carnaval de Capão do Leão será fora de época

O motivo é relevante: falta de segurança. A Brigada Militar (BM) não garante efetivo policial suficiente para fazer o policiamento durante a Folia de Momo no município leonense na data oficial, primeira semana de março, e os responsáveis pela organização resolveram transferir os desfiles para os dias 28, 29 e 30 do próximo mês.
Em reunião na terça-feira, 18, com o capitão Ânderson Wenitt,  mais a sargento Rejane Vieira, o prefeito Cláudio Vitória soube das dificuldades da Instituição quanto ao efetivo policial necessário para garantir a realização do Carnaval na data oficial.
Reunião hoje na Prefeitura
definiu nova data do carnaval
Em princípio, haveria apenas cerca de dez policiais à disposição do comando do 3º Pelotão, da 3ª Companhia – em Capão do Leão – que possui efetivo de 25 soldados. Além do prefeito e do secretário de Governo, João Cândido Azambuja, participou da reunião a representante das entidades carnavalescas, Luciana Valadão (Didi).
“As entidades já gastaram na confecção de fantasias e adereços para o Carnaval, e não há como suspender em definitivo os desfiles”, argumentou Didi, durante reunião, nesta quarta-feira, 19, no gabinete do prefeito.
“Acho que tomamos a decisão certa ao mudarmos a data para que seja possível contarmos com maior efetivo da Brigada e consequentemente garantirmos mais segurança aos carnavalescos”, ponderou o prefeito.
Assim, a escolha da corte do Carnaval será durante a realização da 10ª Festa da Melancia e 5º Levante da Canção Gaúcha, que acontecem nos dia 7,8 e 9 deste mês, no entorno do Ginásio de Esportes, na sede do município.

Assessoria de imprensa

Opinião do blogueiro: particularmente não curto carnaval fora de época. Porém, essa artimanha já tem virado rotina em muitos municípios, ou pela falta de efetivo de segurança, ou por opção, como é o caso de Uruguaiana, que fez o primeiro carnaval fora de época do Estado e se deu bem.
Assim, acredito que o carnaval fora de data do Capão do Leão pode ser benéfico para a cidade, pois não só poderá contar com o maior efetivo de polícia, como também não terá que competir com outros carnavais da região, maiores e melhores; ainda poderá contar com foliões dessas cidades que podem vir curtir aqui. Sem falar que pode ser convidada alguma entidade carnavalesca, de Pelotas, por exemplo, para abrilhantar  ainda mais o nosso humilde carnaval.
Espero, sinceramente, que esse ano possamos ter um carnaval melhor que nos anos anteriores e, principalmente, com segurança!

Comentários