Política nefasta de rede social

O ano parece ter começado a mil por horas no que se refere à política. Pelo menos nas redes sociais, principalmente no facebook. Aliás, esse saite há muito tempo deixou de ser uma rede de amizades e interação social e passou a ser palanque político. Sem controle e sem regras claras, o face passou também a ser um local de troca de ofensas e agressões morais.
Não quero aqui criticar ninguém, tampouco fazer alusão à censura nas redes, até mesmo porque na rede, assim, como na vida real existem pessoas bem-intencionadas, mas como na vida real, existe uma parcela de gente mal-intencionada, que por muitas vezes, infelizmente, se sobrepõem e acabam estragando uma coisa que poderia ser útil. 
Vejam só que vem acontecendo por aqui desde o início do ano. Pessoas usam esse espaço para se auto-promover, fazer politicagem barata, tentando convencer a população que são a solução do problema caótico em que vive o município, trazendo para si a glória de algum feito na cidade. Aliás, falando em política no face, tem gente em clara campanha pré-eleitoral, com vistas, pasmem, às eleições de 2016. Não perde um clic, uma oportunidade de aparecer, de dizer "estou aqui pra resolver os problemas do Capão do Leão"! Muito desnecessário isso!
Os grupos virtuais que versam sobre o município devem ser tema de estudo mais profundo. Todos, sem exceção, querem o melhor para a cidade, e isso não se discute. Porém, o que não é compreensível é a discussão entre eles. Cada qual querendo mostrar que faz mais que o outro. Primeiro era um só grupo, depois houve dissidências e houve criação de outros, com o mesmo propósito, mas com outros líderes. Por que ao invés de brigarem entre si, não se unem num só corpo e não trabalhem juntos? Claro, existe o ego e a diversidade de opiniões às vezes não ajuda quem tem um propósito à vista! O ser humano é o único animal racional que tem atitudes irracionais.   
Ainda, falando de face, de uma semana pra cá, chega dar asco alguns comentários feitos por algumas pessoas, que querendo promoção, denigrem a imagem alheia. Quer mostrar o que faz? Tudo bem! Mas daí partir para ofensas pessoais já passa do princípio da boa-fé! Ninguém precisa falar mal de outrem para mostrar que é bom! Ou melhor, quem faz caridade, nem precisaria se exibir de seu feito, porque as boas ações são eternamente lembradas e quem é ajudado jamais se esquece da atitude do "bom samaritano" e ser-lhe-á sempre grato. E conheço muita gente que ajuda em silêncio.
É por essas e outras, que o face tem se tornado uma terra de ninguém. Muitas pessoas tem passado menos tempo no face e buscado outras redes sociais.
Não sou contra as demonstrações de opiniões, afinal, vivemos numa democracia, mas até o direito de liberdade de expressão tem que ter um limite, afinal meu direito termina onde começa o do meu semelhante. E quero lembrar aos amigos que muitos assuntos saem direto da internet e vão parar nos tribunais. Às vezes com consequências que doem no bolso!

Você poderá gostar também Capão do Leão na rede


Comentários