Sem PPCI Ginásio de Esportes é interditado

Em uma vistoria feita para a Festa da Melancia pelo Corpo de Bombeiros, criou um grande problema para os organizadores da 10ª edição do evento. Com as vistorias feitas no local da festa, foram interditados o Ginásio Municipal de Esportes e as dependências do Clube Independente. Isso porque ambos os prédios não possuem PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios). Por conta disso as finais do Campeonato da Liga Leonense de Futsal, que ocorreriam nesse domingo e faziam parte do calendário da Festa foram cancelados. O Ginásio não tem data para ser reaberto, portanto as finais, a continuidade do campeonato, assim como a realização do calendário de 2014, ficam prejudicados.
A Festa da Melancia ocorrerá, mas a Prefeitura deverá fazer alguns ajustes estruturais.

Os culpados
Hoje em sessão repleta de jovens e atletas de futsal do município, o Ver. Helio Bicca foi acusado de tentar sabotar a realização da Festa da Melancia. Isso porque, por informação passada pelos próprios vereadores, teria partido dele a denúncia para que fosse feito vistorias no Ginásio de Esportes. Detalhe: isso só teria acontecido faltando poucos dias para o início da Festa. Ou seja, para a comissão organizadora e para Liga Leonense de Futsal, o vereador agiu de modo pensado, já com a intenção de barrar o evento. Foi dito pelo vereador Hugo Alexandre, que o o vereador Bicca estaria, inclusive, planejando, trazer o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) para que fizessem um protesto no momento da realização da Festa.
No entanto, acredito que o Bicca não é o único culpado dessa história. O erro do vereador foi ter deixado para fazer essa denúncia às vésperas da realização do maior evento da cidade. E ter levado para o lado político-pessoal uma coisa que envolve toda a comunidade. E isso pesa muito. Talvez a oportunidade de questionar alguma coisa já tivesse passado, no momento da aprovação das verbas destinadas à Festa, por exemplo. Imagina se por qualquer motivo a festa deva ser cancelada de véspera? A culpa vai toda nas costas do vereador. Deveria ter pensado antes de qualquer coisa.
Mas todos deverão concordar, que a culpa maior é de quem administra o Ginásio. A lei sobre o PPCI não existe de hoje. E depois daquela tragédia ocorrida em Santa Maria as coisa ficaram mais rígidas, pelo menos na teoria. E a obrigação do vereador é fiscalizar e cobrar o cumprimento da lei. Errou o vereador quanto o momento, isso ninguém discute, mas ele não é culpado pelo fato de o ginásio não ter plano contra incêndio.
Que isso sirva de lição para as próximas edições, que o município esteja mais preparado com seus planos contra incêndio.

Pergunta básica: quantos prédios e/ou empreendimentos no município possuem PPCI?

Comentários