Como editor desse Blog e do Jornal O Leonense, nunca recebi ameaças de qualquer tipo; no entanto, já passei por algumas "saias justas". Teve um político influente na cidade que me mandou tomar naquele lugar, recebi algumas mensagens para mudar ou suprimir partes de textos escritos, e ainda, perdi alguns anúncios por causa de matéria publicada.
Infelizmente não vivemos uma democracia plena, como muitos apregoam por aí, e isso em todas as esferas administrativas.
Em uma matéria do Jornal O Globo nesta semana, por exemplo, mostra que a vida dos trabalhadores em imprensa não anda nada fácil. Segundo o Jornal, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou nesta segunda-feira o agravamento da ameaça à liberdade de expressão no País, tendo classificado a situação como dramática. Em relatório final de sua Reunião de Meio de Ano, que reuniu mais de 200 jornalistas da região em Barbados, o órgão contabilizou a ocorrência de 11 assassinatos de profissionais de veículos de comunicação no país nos últimos seis meses, sendo que em quatro dos casos há “fortes evidências de que foram provocados pelo exercício do jornalismo”. Nos mesmos seis meses entre outubro de 2012 e começo de março de 2013, ocorreram dois assassinatos de jornalistas.
São citados na matéria também outros casos que, embora não tenham resultado em vítimas, atestam as ameaças sofridas pela imprensa livre no país. Cita o caso do jornalista Aníbal Ribas, dono e editor do “Jornal Pampeano”, de Jaguarão, que foi ameaçado por oito policiais que invadiram a sede do veículo, lhe deram voz de prisão e o obrigaram a assinar seis termos circunstanciados por crimes de calúnia, injúria e difamação. A razão disso foi que o jornal havia publicado reportagem que transcrevia conversa gravada por um ex-candidato a prefeito, com dois capitães da Polícia Militar. A matéria confirmava que o atual prefeito do município havia sido parado numa blitz e se recusado a fazer o teste do bafômetro, fato que vinha sendo negado pela polícia.
Casos como esses me faz pensar que não temos uma imprensa livre em sua plenitude no Brasil. E o marco civil da internet veio apenas para piorar a situação!
Fonte: Jornal O Globo
Comentários
Postar um comentário