Mudanças na SMOUMA, dentre outras coisas

Esses dias esse blogueiro escreveu que a Secretaria de Obras estava órfã. Não está mais! Daiane Cunha assumiu como Secretária de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente. Daiane já esteve à frente da pasta outras vezes, interinamente. 
Boa sorte pra ela, esperemos que seja melhor secretária que seus antecessores!

Alex volta
E não é que o prefeito surpreende a todos e dá novo cargo ao ex-secretário Alex Quevedo. Ele assumiu desde o dia 26 desse mês o Departamento de Urbanismo do município, subordinado à SMOUMA, ou seja à nova secretária. 
Alex foi secretário de obras na administração de seu pai, João Quevedo e no início da atual, quando foi suspenso e depois afastado do cargo. Foi-lhe dado o departamento de Meio Ambiente, quando teve um entorse no joelho e se afastou. E agora, quando ninguém mais esperava, ele retorna.

Aumento de salário para secretários
Parece que o município ficou bom das finanças em apenas um passe de mágica. Isso porque alguns secretários do primeiro escalão receberam um "incentivozinho" em suas remunerações. 
E parece que esse aumento foi meio às escondidas, porque não passou pela Câmara. Ou seja, sem lei que o definisse.
Tal situação causou um constrangimento na Casa. Isso porque as remunerações dos secretários era equivalente a de um vereador. Com o aumento, um secretário passou a receber mais que um vereador, que causou um pouco de ciúmes em alguns vereadores... 

... Isso porque
Os vereadores dificilmente conseguirão aumentar seus próprios salários. A razão disso? Quando aumentaram o número de vagas para vereador, - numa atitude exclusivamente política e de interesse pessoais - de nove, antes, para onze agora,  os vereadores não fizeram uma previsão orçamentária. E agora não podem aumentar gastos. Tanto isso é verdade que em 2012, no final da legislatura passada, assessores e diretor da Casa tiveram uma redução drástica em suas remunerações, incluindo o vale alimentação.
A situação mais emblemática parece ser dos assessores desses dois novos vereadores, que não existe sequer previsão legal. E agora? Vão ter que devolver os salários? Vão criar uma lei retroativa? Será que se deram conta disso apenas nessa semana? 
Vamos esperar o desfecho dos próximos capítulos dessa novela.        


Comentários