Capão do Leão tem 18.498 eleitores

A Justiça Eleitoral divulgou o número de eleitores da Zona Sul do estado. No total, a Região tem 667 mil eleitores. Os maiores colégios eleitorais continuam sendo Pelotas, Rio Grande e Canguçu.
Segundo o TRE, o município de Capão do Leão tem 18.498 eleitores aptos para votar no dia 05 de outubro, sendo o oitavo município nesse quesito.

Aptos não significa votantes
Esse número divulgado pela Justiça Eleitoral trata-se de eleitores aptos a votar, ou seja, cidadãos em dia com as obrigações eleitorais que, em tese, devem votar. No entanto, mesmo o voto sendo obrigatório no Brasil, vemos uma abstenção cada vez maior a cada pleito. 
Para se ter uma ideia, no Capão do Leão, na última eleição, em 2012, quase 15% não compareceram na votação. Ou seja cerca de 2.700 pessoas não votaram nos candidatos do pleito municipal.
Mas isso é importante?
Sim, é importante. Talvez se esses 2.700 eleitores tivessem votado, o resultado da eleição poderia ser diferente. Mas aí o cara vai dizer: não fui votar por protesto! Desculpem-me os adeptos desse tipo de protesto, mas isso seria um protesto muito burro e não acrescenta em nada para o exercício da nossa cidadania.   
O fato de o voto ser obrigatório, não diminui sua importância. Não ir votar não ajuda a resolver os problemas pelos quais passamos e só beneficia os maus políticos que se aproveitam da ignorância de boa parte do povo para criar seus redutos eleitorais. Então, se quer protestar, proteste indo votar e escolhendo bem seus candidatos. Isso sim é uma forma de protesto inteligente.

Comentários