Um dos melhores e mais promissores eventos de Capão do Leão chega ao fim. Depois de 11 anos alegrando o natal de moradores e visitantes, a festa "Sonho de Natal" realizada sempre no mês de dezembro, no Cerro do Estado, termina e deixa triste toda uma comunidade.
Sonho de Natal: por ora cancelado Foto: Jesus Madeira (2013) |
O Sonho de Natal começou pelo esforço e boa vontade de voluntários, a maioria moradores do Cerro do Estado. Aos poucos foi tomando corpo e ficou conhecida em toda a região, trazendo turistas de várias localidades da Zona do Sul do Estado.
Mas por aqui, tudo o que é bom dura pouco. Esse ano de 2014 não teremos essa festa. A prefeitura, a maior patrocinadora do evento, alega que não tem condições de realizá-lo devido ao fato de que o motor da Maria Fumaça está estragado e sua reforma tem um alto custo. Em troca ao cancelamento, a prefeitura fará uma festa na Praça João Gomes.
O cancelamento da festa, que foi feito oficialmente pela Comissão de Eventos no dia 12 desse mês, pegou muitos moradores de surpresa, principalmente antigos idealizadores como Hugo Alexandre e Paulo Ávila, que tanto lutaram para que a festa tivesse o tamanho e a importância que tem hoje. E não há nenhuma projeção se esse cancelamento é só para esse ano ou será para sempre, já que a Maria Fumaça pertence ao Estado e a prefeitura não pode investir dinheiro na sua reforma. Espera-se que não e ano que vem volte com tudo!
A pergunta que esse editor faz é se realmente o motivo para o cancelamento é a Maria Fumaça estragada e não questões de ordem pessoal? Ainda, se essa não poderia ser substituída por outro veículo? Isso porque, por mais importante que seja essa parte da festa, não é o único atrativo. A festa sempre teve como atração queima de fogos, corais, orquestras, grupos de dança, teatro, dentre tantas outras coisas. A Maria Fumaça é apenas mais uma delas.
Comentários
Postar um comentário