A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) está levantando as demandas de qualificação em 129 municípios que sediam Agências FGTAS/SINE. De acordo com o diretor-presidente da FGTAS, Rodrigo Ribas, a identificação das demandas de qualificação busca garantir a inserção dos profissionais capacitados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Pronatec Trabalhador no mercado de trabalho no próximo ano.
O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de matrículas e pré-matrículas do país no Pronatec Trabalhador e Seguro Desemprego em 2014: 17.952 e 12.275, respectivamente. Em 2015, queremos qualificar um número ainda maior de gaúchos. A inserção desses profissionais no mercado de trabalho estará no foco do Pronatec, destaca o diretor-presidente.
Ribas ressalta que a FGTAS está trabalhando em conjunto com representantes do empresariado, dos trabalhadores e com as Comissões Municipais de Emprego a fim de identificar as reais necessidades de capacitação e, assim, facilitar a inserção dos profissionais qualificados pelo Pronatec Trabalhador no mercado de trabalho, após a conclusão dos cursos. As Agências FGTAS/SINE de todo o Estado estão contabilizando as vagas de emprego cadastradas nas unidades e que não foram preenchidas por falta de trabalhadores qualificados, relacionando com a real necessidade dos profissionais no mercado de trabalho local e, a partir destes dados vamos construir a relação de cursos do Pronatec Trabalhador, para o primeiro semestre de 2015, explica.
As informação das demandas serão organizadas pela administração da FGTAS, aprovadas pela Comissão Tripartite e Paritária de Emprego e, posteriormente, enviadas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A homologação dos cursos é do Ministério da Educação (MEC).
O Pronatec Trabalhador objetiva ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. As capacitações são realizadas nas unidades do Sistema S (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT) e em Institutos Federais. As qualificações são gratuitas para trabalhadores, empregados e desempregados, com idade a partir de 16 anos. Pessoas com deficiência e profissionais que solicitam seguro-desemprego pela segunda vez em 10 anos são público prioritário. As pré-matrículas do Pronatec Trabalhador são realizadas nas Agências FGTAS/SINE. Interessados devem se dirigir à unidade mais próxima com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Texto: Jaíne Martins - Assessoria de Comunicação Social (FGTAS)
Perguntinha básica: quando a agência do SINE Capão do Leão irá funcionar?
Comentários
Postar um comentário