Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por meio do Projeto Ronda da Cidadania e a Prefeitura Municipal de Capão do Leão, realizaram o 20º Casamento Coletivo da Comarca de Pelotas no último sábado (22/11), no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Sul.
Na ocasião, foram celebradas as uniões de 12 casais, que tiveram direito à entrada das noivas com a marcha nupcial, buquês de flores, casamento civil, bênção religiosa, confraternização, bolo e valsa.
![]() |
12 casais participaram da cerimônia gratuita, promovida pelo TJRS e Prefeitura e realizada no CTG Tropeiros do Sul Foto: divulgação |
Além dos noivos, de seus padrinhos e familiares, a cerimônia foi prestigiada pelo Juiz de Direito Coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, pela Secretária de Cidadania e Assistência Social do Município, Mariângela Sposito, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Silveira, pelos Vereadores Nazi Medeiros e Antônio Matias, pela Secretária Executiva do Projeto Ronda da Cidadania, Ieda Terezinha Morsch, pelo Assessor do Segundo Juizado da Primeira Vara Cível da Comarca de Pelotas, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, além de secretários municipais e servidores da Prefeitura de Capão do Leão e do Foro de Pelotas.
As Rondas da Cidadania são uma realização do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e constituem feiras de serviços de utilidade pública, que buscam garantir a inclusão social e o amparo integral da justiça a pessoas em situação de vulnerabilidade social, gratuitamente.
Os casamentos coletivos têm por objetivo garantir uma maior proteção à família, seja em razão das garantias que a legislação oferece ao casamento, seja em decorrência da preparação e das orientações jurídicas, sociais e psicológicas que são propiciadas aos nubentes pelo projeto Ronda da Cidadania e pela Prefeitura Municipal de Capão do Leão.
Para a Secretária de Cidadania e Assistência Social de Capão do Leão, Mariângela Sposito "esta cerimônia demonstra a importância do casamento e da família e queremos prosseguir com essa parceira com o Tribunal de Justiça na realização de outros casamentos".
O coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, Juiz Marcelo Malizia Cabral, saudou os noivos desejando que este casamento fortaleça cada uma das famílias participantes e que seja motivo de muita alegria e prosperidade para todos.
Texto: assessoria de imprensa. Com adaptações.
Comentários
Postar um comentário