Vigilância em Saúde realiza LIRAa em Capão do Leão

A Vigilância em Saúde do Capão começou hoje, a realizar LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes), com o objetivo de fazer uma busca nos possíveis depósitos de ovos do mosquito causador da Dengue. A investigação será realizada em imóveis do município, que foram sorteados aleatoriamente por programa específico da atividade. Os servidores percorrerão 28 quarteirões do município, entre hoje, 01, e sexta feira, dia 5, vasculhando pátios e coletando larvas para análise laboratorial.
Devido a sua localização geográfica do município, a comunidade precisa ficar atenta com o Mosquito, para evitar uma possível infestação, já que têm aparecido larvas do mosquito em Pelotas e outras cidades da região.
Atualmente, no município, ocorre busca semanal em 46 Armadilhas (pneus localizados em pontos estratégicos com água limpa, para atrair a fêmea a fazer a ovostura) e 15 PEs (pontos estratégicos), que são visitados quinzenalmente. Os PES são imóveis que apresentam vários reservatórios propícios para criação de larvas (borracharias, cemitérios, ferro-velhos).
Os servidores devem estar identificados com uniforme, e só poderão entrar na residência com a liberação do proprietário ou responsável. Qualquer dúvida, ligar para 3275 1182 para esclarecimentos.

* Por Marcio Soares, Médico Veterinário da Vigilância em Saúde de Capão do Leão.

Comentários