Município produz só 5 hectares de melancia

A 11ª Festa da Melancia e Potencialidades Regionais está definida para ocorrer nos dias 6, 7 e 8 de março de 2015. Como em todas as edições a comissão organizadora espera receber um bom público.
Principal produto da Festa da Melancia, a melancia,
tem diminuição da área plantada no município.
Foto: divulgação
Mas quem vê e não sabe, pensa que Capão do Leão é um grande produtor dessa fruta doce e suculenta. Afinal, para fazer uma festa em homenagem a um produto, ele deve existir em abundância em determinado local. 
Infelizmente não é o que ocorre por aqui. Nosso município já foi um grande produtor. Hoje dois produtores produzem cerca de 5 hectares da fruta. Pouca produção para que haja uma festa exclusiva em homenagem a esse produto. 
A produção de melancia de Capão do Leão, antes exportada para várias regiões, hoje atende apenas o consumidor local. A área plantada tem diminuído a cada ano e, se nada for feito, o plantio de melancia por aqui ficará só na memória dos mais velhos.
Talvez para a 11ª Festa da Melancia, não seja preciso importar a fruta de outros municípios, no entanto, a comissão deve repensar se vale a pena ter uma festa cujo produto principal, o protagonista, esteja com  a produção em franco declínio. Talvez trocar o nome da festa e inserir novos produtos seja a solução.

Comentários