Por que Capão do Leão não teve o "Garota Verão"

Muitos leitores me questionaram o porquê de o Capão do Leão não ter uma etapa municipal do evento promovido pela RBS TV, Garota Verão. Justificam seus questionamentos de que tal evento "traz visibilidade para o município e promove o turismo".
Primeiro, é bom salientar que esse evento já não ocorre por aqui há alguns anos e que sua realização não é uma obrigatoriedade, cabe às administrações municipais aderirem ou não. Por que? Simplesmente porque esse evento realizado por essa empresa gigantesca tem um custo muito elevado para os cofres municipais, e ao contrário do que muitos pensam, o retorno em turismo é nenhum. E a única divulgação que o município tem é um release, uma propaganda de míseros segundos noticiando a realização da festa e a escolha da representante. E a menos que ocorra um fato inusitado, como ocorreu em Canguçu, isso não significa nada e o dinheiro investido é totalmente disperdiçado.
Para se ter uma ideia, o valor de uma etapa municipal realizada em um município pequeno pode chegar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). Esse é o valor que a RBS cobra para cobrir despesas como palco, shows, camarins, coquetel, DJs, estruturas técnicas e até com segurança. Ou alguém pensou que seria de graça? E isso sem contar que o município coloque uma candidata na final, porque aí o custo aumenta.
Portanto, para um município quebrado, cheio de carências e de outras prioridades, como é o caso de Capão do Leão, não vale a pena fazer esse tipo de patrocínio. Melhor investir esse dinheiro em outra atividade voltada ao turismo que traga algum retorno de verdade para a comunidade.
Para finalizar, é bom lembrar que outras cidades da região também aboliram a etapa municipal desse evento, com a justificativa de corte de despesas. E Capão do Leão não é uma ilha isolada no meio do oceano!

Comentários

  1. Certo, amigo!
    Responsabilidade em primeiro lugar.É uma festa bonita, mas é festa!
    Primeiro as coisas básicas para a cidade,Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário