No dia 3 de março, Santa Tecla FC completa 100 anos

No dia 3 de março de 1915, foi fundado o clube amador (ainda em atividade) mais antigo do Rio Grande do Sul e 3º mais antigo do Brasil.
Santa Tecla em 1959: Em pé: Gilberto, Tampinha, Acir, Grilo,
Enesor e Luiz Nerci. Agachados: Zé Brião, Clóvis Roberto,
Carlito, Dercio e Mascarenhas
Acervo: História do Capão do Leão


O Santa Tecla F.C. foi fundado pelos leonenses José Ferreira Cardoso, João Vieira da Cunha, Idílio Manoel dos Santos Victoria, Francisco Favalli,, Antônio Pedro Hillal e o agente João Gomes, entre outros. A intenção inicial era de jogar futebol somente na época do veraneio. A primeira sede do Santa Tecla foi na Casa dos Leões, de João Vieira da Cunha e teve como primeira madrinha Francisca Collácio da Silva, filha de Narciso Silva e Balbina Collácio da Silva. 
O clube teve seu primeiro estatuto em 24 de junho de 1953. Na ocasião faziam parte da diretoria: João Carlos Vieira da Cunha (presidente), Heitor Vieira (vice), Atílio Mendes de Oliveira (1o secretário), Derny Moraes (2o secretário), Francisco de Paula Gomes (tesoureiro) e João Francisco de Oliveira (adjunto de tesoureiro). 
Em 1955, o então prefeito de Pelotas, Mario Meneghetti doou a área onde fica a sede do clube até os dias atuais, através da Lei 585. Já em 1982, a Câmara Municipal de Pelotas, declara a entidade como entidade de Utilidade Pública, através da Lei 2.746.
Amanhã, 03 de março de 2015, o clube completa seu centenário com o título de clube amador em atuação mais antigo do Rio Grande do Sul e um patrimônio do município de Capão do Leão.

Sessão Solene
Na data do aniversário do Santa Tecla, a Câmara Municipal de Vereadores de Capão do Leão fará uma sessão solene em homenagem a passagem do centenário do clube. A sessão solene começa às 19 horas e tem como proponente a Vereadora Jane Gomes.

Informações históricas: blog História do Capão do Leão (www.capaodoleao.blogspot.com.br)


Comentários