SMOUMA lança programa de castração de gatos e cães em Capão do Leão

A Secretaria de Obras Urbanismo e Meio Ambiente (SMOUMA) começará nesta segunda feira a cadastrar os moradores de baixa renda do município, interessados em castrar seus animais de estimação. O programa prevê a esterilização de 360 animais neste ano, com prioridade para as fêmeas. Para se enquadrar no programa, os moradores deverão apresentar cópias de CPF, RG, comprovante de renda e residência. 
Para poder usufruir do serviço, o beneficiário deverá ter renda máxima de 1 salário mínimo. No cadastro, poderão ser inscritos 2 animais apenas, caso a residência possua mais, deverá passar para o final da fila.
A ordem dos animais será de acordo com o cadastro, distribuindo o município em seis localidade: Cerro do Estado, centro, Vila do Trevo/Parque Fragata, Loteamento Zona Sul, Jardim América, Sítio São Marcos. A cada 20 animais esterilizados, muda-se a localidade, e assim continua-se o rodízio.
As castrações serão realizadas nas clínicas que se cadastraram junto na Prefeitura municipal.
Em princípio, o animal ficará 3 dias aos cuidados do prestador de serviço, que recolherá os animais, e o devolverá depois de estar recuperado e medicado pós-cirurgia.
Esta ação, será coordenada e fiscalizada pela SMOUMA, e terá como responsável técnico o médico veterinário do município Marcio Soares. 
Segundo o veterinário responsável, "o objetivo é começar a resolver gradativa e eficientemente o crescimento descontrolado do número de animais errantes, já que muitas pessoas se desfazem dos filhotes ao nascerem. Se tudo correr conforme objetivo, em cerca de 4 ou 5 anos, teremos essa situação sob controle".
Segundo estudo da Secretaria, o município possui, atualmente, cerca de 16 mil animais domésticos (apenas em 70% do território do Jardim América, no ano passado, 7200 animais foram vacinados).
Interessados devem comparecer na SMOUMA, dàs 8 às 13 horas, com a documentação exigida.

Perguntas Frequentes:
Quem pode participar? Beneficiários com renda de até 1 salário mínimo.
O que deve apresentar? Cópias de CPF, RG, comprovante de residência e renda
Quantos animais poderão ser cadastrados? 2 por residência, se tiver maior número, deverá entrar no final da fila de espera.
Quantos animais serão atingidos? A secretaria tem aprovado projeto para castrar 360 durante o ano de 2015
Quando começarão a ser realizadas as castrações? A previsão é começar na primeira semana de abril.
Como esclarecer dúvidas? Ligar ou procurar SMOUMA
Qual o telefone e o endereço da SMOUMA? Av. Narciso Silva 1186, e telefone 3275-1541.

Comentários