Escola Castelo Branco completa 50 anos hoje

A Escola Presidente Castelo Branco, antes conhecida como Ginásio do Capão do Leão, começou a funcionar em 29 de abril de 1965. Inicialmente foi criada para ser uma escola técnica, tanto que o prédio foi construído com salas para serem oficinas, mas nunca recebeu os equipamentos. 
Iniciou com a primeira e segunda série, sendo que os alunos da segunda série, num total de 12,  tinham feito a primeira em escolas de Pelotas. Com a inauguração do Ginásio do Capão do Leão, os alunos que estudavam em Pelotas solicitaram imediata transferência para lá, pois os custos financeiros, para os pais, sofreriam uma redução drástica. 
No início da escola, o corpo docente foi composto por: Prof Antônio Agenor Pôrto Gomes, Alvina Luiza Bervalt, Ana Luiza Mena Barreto Leal, Diva Corrêa Cardoso, Jussara, Rodrigues da Silva, Luiz Carlos Pinto, Maria Ricardina Recuero, Maria Odete Rangel, Terezinha Domingues Rodrigues e Terezinha Labibe Alan.
O currículum era composto pelas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação o Lar, Artes Industriais e Educação Física.
Durante muitos anos foi a única escola a oferecer o ensino de primeiro grau completo e em 1987 foi instalado o segundo grau.
A escola somente recebeu esse nome na década de oitenta, deixando de ser "Ginásio Estadual do Capão do Leão", e recebeu a denominação Unidade Estadual de Ensino Presidente Castelo Branco - 5ª a 8ª série. Mais tarde Escola Estadual de 1º e 2º Graus Presidente Castelo Branco. Para que fosse instalado o segundo grau houve uma mobilização muito grande da comunidade leonense, que levou alguns anos e enfim instalado em 1987.

Primeira Turma
A primeira turma da Escola Presidente Castelo Branco formou-se (no Ginasial) em 23 de dezembro de 1967 com missa de ação de graças na Capela de Santa Tecla e entrega dos Certificados na Associação dos Trabalhadores. A foto abaixo mostra os formandos daquele dia.
Foto: acervo IHGCL
Na foto (da direita para a esquerda): Nara Regina Santos Villagra, Clóvis Roberto Costa Victoria, Glacy Borges Buck, Adélia Medeiros Baptista (oradora da turma), Carlos Roberto Bréa Victoria, Leila Universina Sant'Ana Jardim, Prof. Antônio Angenor Porto Gomes (Diretor do Ginásio e Paraninfo da Turma), Marielena Victoria Diaz, Gilmar Silva de Souza, Gladis Marisa Fernandes Beléia, Rubi Cavalheiro Kaiser, Alaide Mirta Victoria Diaz e Astrogildo Garcêz da Silva (eliminado pelo fotógrafo).


Base histórica: História do Capão do Leão (http://www.capaodoleao.blogspot.com.br). 

Comentários