Animais soltos podem causar acidentes e transmitir doenças

É constante a reclamação da população leonense com a quantidade de animais soltos. São bichos de todas as espécies e tamanhos: cães, gatos, gansos, cavalos e até vacas. 
Quem anda por aqui, pensa que na verdade está numa grande chácara tamanha a quantidade de animais vagando por aí. E não é só nas vilas; em todos os lugares que se vai, com certeza haverá um animal solto e oferecendo algum tipo de risco à comunidade.
Cavalos soltos em plena área urbana
Foto: Mari Bittencourt/Facebook
Há um descaso muito grande do poder público em relação a esse tema. Não se vê em Capão do Leão nenhuma campanha que trate do assunto. Muito menos uma fiscalização por parte da Vigilância para ver o real estado de saúde desses animais e assim prevenir, principalmente as doenças transmitidas por cães. Também, não há uma fiscalização do cumprimento da legislação municipal, que proíbe a criação de animais de grande porte dentro perímetro urbano. Muito menos são recolhidos e levados para algum local. Aliás, esse é o maior problema: não há dentro do município um local apropriado para onde possam ser levados.
No município não há um canil, um gatil, nem um aras para colocar cavalos e vacas recolhidos. É lamentável que um município do porte de Capão do Leão ainda não tenha uma real preocupação com o recolhimento, o cuidado e o destino dos animais errantes. 
É claro que a população tem sua parcela de culpa. Quantas pessoas largam animais na rua? Aliás, alguém por acaso sabe o número de cães que vivem nas ruas de nosso município? E animais de grande porte, como cavalos e vacas, quantos são criados em pátios, ou comendo pasto na beira da valeta amarrado a um poste de luz?
Quanto aos animais de pequeno porte, a castração seria a solução a longo e médio prazo. A adoção responsável seria uma solução a curto prazo. Já os animais de grande porte, tem que fazer cumprir a legislação municipal. Ainda, fazer um cadastro daqueles que possuem como única fonte de subsistência (charreteiros, por exemplo).
A longo prazo pode ser a solução, mas tem que começar agora, senão daqui a pouco teremos mais animais soltos na rua do que população em Capão do Leão.  

Município fez campanha de castração
O município de Capão do Leão começou há alguns meses uma campanha de castração de cães e gatos de família de baixa renda. A intenção da vigilância era castrar até dois animais pertencentes à famílias com renda não superior a um salário mínimo. Para saber se ainda há vagas para castração, o interessado deve ligar para 3275- 1541, ou se dirigir até a SMOUMA, na Av. Narciso Silva 1186.
Outra solução é a iniciativa privada. Capão do Leão possui boas clínicas veterinárias. O custo varia do tipo de animal, tamanho. Mas o custo médio é de R$ 60,00.

Cavalo causa acidente na entrada do município
Por causa de um cavalo solto um motoqueiro se acidentou hoje de manhã no trevo de acesso à sede do município. O motoqueiro atropelou o cavalo e caiu. Por sorte, só ferimentos leves. 

Comentários

  1. Essa administração atual não se importa nem com as pessoas, muito menos com os animais! Precisa fazer uma limpeza nessa prefeitura! Fora com esse prefeito que não serve para nada além de enfiar CCs na prefeitura. Precisa mudar esses CCs já!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário