Assinado contrato para a revitalização da Eliseu Maciel

Ato simbólico de assinatura do contrato de revitalização do trecho da BR 392, entre o bairro Fragata e a entrada da UFPel ocorreu hoje pela manhã no auditório da Embrapa. 
Entrega simbólica do contrato assinado para a revitalização
da Eliseu Maciel 
Esse trecho de cerca de 6 km, antes denominado Avenidas 3 de Maio e Eliseu Maciel, agora rodovia federal, será recuperado pela empresa SBS Engenharia.
O ato ocorrido hoje no auditório da Embrapa Terras Baixas, contou com a presença de várias autoridades locais e regionais. 
Integrantes da comissão formada por Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Embrapa, UFPel e Asufpel, fizeram uma explanação de toda a trajetória desde 2009 quando se formou essa comissão e deu início às negociações, passando pela federalização, janeiro de 2014, até esse momento que, enfim, é assinado o contrato. 
A obra terá um custo de cerca de R$ 6 milhões e será feito um recapeamento asfáltico, acostamento e uma rótula nos cruzamentos das Avenidas Eliseu Maciel e 3 de Maio. A previsão é que as obras comecem nos próximos dias.
A via é o principal ponto de ligação com a UFPel e a Embrapa, além de ser ligação do Jardim América com o bairro Fragata, em Pelotas. Por dia circulam milhares de veículos por esse trecho, motivos que permitiram a federalização da mesmo. 

Mobilização histórica
A conquista obtida hoje é fruto de uma forte pressão do grupo de trabalho constituído especialmente para esse fim.
A luta tomou corpo a partir de uma audiência pública promovida pela Câmara leonense, em parceria com a Secretaria de Obras do Município, no salão da comunidade católica localizada no Campus, no dia 15 de dezembro de 2010. Depois daquela reunião, foi formada a comissão com representantes das diversas esferas envolvidas na questão.
Com a descoberta de que por ser uma ligação entre uma rodovia federal e a área de não apenas uma, mas duas instituições federais – a universidade e a Estação de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado , a via poderia ser federalizada, começou a pressão, inicialmente com o ministro dos Transportes, que encaminhou o grupo para o DNIT. Nas negociações na capital, o grupo contou com o apoio do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
Um dos pontos mais importantes dentro dessa caminhada foi a aprovação da doação do terreno que abriga o acesso por parte das Câmaras Municipais do Capão do Leão e de Pelotas para a União. Isto possibilitou legalmente a federalização do trecho.

A Comissão que lutou pela Federalização da avenida Eliseu Maciel é composta por Mauro Nolasco (Embrapa), Tonilar C. Afonso (Laco) (Asufpel), Marco Aurélio (Câmara Vereadores de Capão do Leão), Alex Quevedo (Secretaria de Obras de Capão do Leão) e Gilson Porciúncula (Pró-Reitor de Infraestrutura da UFPel).

Comentários