Consulta Popular: Sul elege a compra de equipamentos e veículos para Hospitais da região

A destinação de recursos para a Rede Cegonha dos municípios de Arroio Grande, Canguçu, Jaguarão, Pelotas, São Lourenço do Sul, Piratini, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar foi a prioridade eleita na área da Saúde pela população da Região Sul na Consulta Popular 2015-2016.
Na Educação, a demanda escolhida foi o investimento na qualificação dos espaços escolares de estabelecimentos de ensino da região.
Também foram eleitas como prioridades o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar com a implantação de pomares, equipamentos e insumos em 20 municípios, o incentivo à agroindústria familiar, a correção do solo em 17 municípios da região e o apoio ao Polo Tecnológico do Litoral Sul.
A votação realizada pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) em 19 de agosto contou com a participação de 31.118 eleitores em 22 municípios da Região. A votação na Região Sul foi realizada em urnas presenciais e pela internet.
As demandas eleitas pela população serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada à Assembleia Legislativa até 15 de setembro.

O que é a Consulta Popular
Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual. As regiões elegem suas demandas em audiências públicas e assembleias municipais, sendo eleitas as prioridades pela população de cada região.
O governo do Estado está destinando R$ 60 milhões para a Consulta Popular no Orçamento de 2016. 

Comentários