Município de Capão do Leão tem 15 dias para adequar PA

A Secretaria Estadual de Saúde deu 15 para que o município se adeque às exigências feitas pela 3ª Coordenadoria.
Entre as exigências estão sala de esterilização, limpeza e destino correto de material descartado. Além de enfermeiro padrão em todos os turnos.
Em conversa com o DL, a Secretária Municipal de Saúde, Rosa Beatriz da Silva Pinto, disse que espera cumprir todas as exigências antes mesmo desse prazo. Que dois enfermeiros-padrão, que passaram no último concurso, foram chamados e deverão tomar posse nos próximos dias. E outras vagas deverão ser abertas posteriormente.
Quanto ao material encontrado, que teria sido descartado de forma irregular, Rosa disse que a Secretaria tem contrato com uma empresa que faz a coleta de todo o material contaminado do município, e o que foi encontrado pode ter caído de alguma caixa, mas que não há descarte irregular, que todo o procedimento e feito de forma certa. Ainda, conforme ela, as esterilizações que foram apontadas pela equipe da Coordenadoria, eram feitas, mas que na sala das esterilizações estava também materiais, como medicamentos e gaze, o que não é permitido. Por fim, quanto a limpeza do local, a Secretária apontou que existe uma equipe de 4 profissionais fazem a limpeza diariamente do PA e que está tomando as medidas cabíveis para que a limpeza seja realmente feita.
Concluiu que todas as exigências da Secretaria Estadual serão concluídas dentro do prazo ajustado. "Se possível até antes", conclui a Secretária do Município. 

Prefeito Cláudio critica ação da SES
O prefeito de Capão do Leão, Cláudio Vitória, criticou na manhã de hoje a ação feita pela Secretaria de Estadual de Saúde. Cláudio critica, principalmente por falta de repasses do Estado à saúde: "O município está tirando de onde não tem para manter o serviço essencial à saúde, como o Pronto Atendimento, Casa Vida, medicamentos e SAMU. Se pelo menos o Estado tivesse cumprindo a parte dele, ou seja, repassando dinheiro, tudo bem, mas não cumpre, é só isso que acho estranho"!, desabafou o chefe do executivo 

Mais informações a seguir

Comentários