Capão do Leão também cancela carnaval

Como já haviam feito várias cidades Brasil afora, entre elas, a vizinha Pelotas, a prefeitura de Capão do Leão resolveu também cancelar a maior festa popular por aqui também.
Em conversa com o DL, o Sec. Municipal de Governo, Luiz Carlos Schmitt (Peão) disse que os motivos para o cancelamento do carnaval foram vários. Entre eles está a escassez de recursos nos cofres do município, sendo que esta verba será destinada à saúde. 
No entanto, outras razões levaram ao cancelamento, como por exemplo o fato de Pelotas não ter carnaval, o que traria, sem dúvidas, boa parte da população pelotense para cá e não haveria condições físicas e de segurança para abrigar a todos; ainda, a segurança do evento não estava garantida pelo comando da Brigada, haja vista a falta de contingente. Sendo assim, haveria um risco de problemas com violência.
Porém, o principal motivo é a entrada em vigor da Lei 13.019/14. Pela nova Lei das subvenções, o ente público fica impedido de repassar verbas para entidades que não tenham cunho exclusivamente social. Além disso, todas as entidades que queiram repasses de dinheiro público deverão ter no mínimo três anos de inscrição no CNPJ, comissão devidamente formada, estar em dia com todas as certidões e prestações de contas, e os dirigentes não devem estar impedidos pela Lei da Ficha Suja. Ou seja, a nova regra dificultou e muito o repasses de dinheiro às entidades e estas sozinhas não conseguiriam custear o carnaval.
De acordo com o Secretário, hoje, dentro do município, somente a APAE terá o dinheiro das subvenções garantido. Peão também não especificou o quanto de dinheiro será poupado no carnaval e repassado à saúde. Disse que um cálculo está sendo feito.

Comentários

Postar um comentário