Um vereador de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, causou polêmica com um discurso no Dia Internacional da Mulher, celebrado na terça-feira (8). Um dia antes, na segunda-feira (7), Dilceu Medeiros Lopes (PDT) falou sobre a data durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal.
Em um momento do discurso, o parlamentar afirma que as mulheres "estão se achando". Ainda disse que o sexo feminino foi a "desgraça do homem" e que a mulher, “não satisfeita disso, carregou a desgraça para o mundo todo”. Na sequência, ao abordar a passagem bíblica de Adão e Eva, ele diz que Eva “fez todo aquele estrago ainda e veio dar uma de pose de rainha e dizer que não tinha feito nada. E vem cheia de glória aqui dizendo que tem todos os maiores direitos.”
Dilceu finaliza, entretanto, parabenizando as mulheres pela data: “Dessa forma, de uma forma bem elegante, parabenizar pelo Dia Internacional da Mulher, que foi uma conquista de uma época bem difícil, todos nós sabemos. E merecidamente.”
A fala do vereador foi divulgada em uma página no Facebook. A postagem chama a atenção para um “discurso machista em "homenagem" ao dia da mulher na Câmara de Capão da Canoa” e diz que “Com frases como ''estão se achando'' e ''querem ser igual ao homem'', o vereador causou um grande constrangimento no local.
Veja o vídeo abaixo, que também pode ser assistido clicando aqui Vereador diz que a mulher foi a desgraça do homem.
Opinião do editor: talvez o nobre edil tenha apenas feito uma brincadeira, mas não pegou bem. Homens públicos, detentores de cargos devem zelar por aquilo que dizem e que fazem, sob pena de constrangimentos alheios e ofensas gratuitas. Ofender as pessoas, ou uma classe, não pega bem para nenhum político. E vale sempre ressaltar: imunidade parlamentar não é ilimitada. Na realidade, nesse caso, o que houve foi irresponsabilidade.
Fonte: G1.com
Comentários
Postar um comentário