46 Agências do SINE retomarão atendimento de Carteira de Trabalho na próxima segunda-feira

O atendimento de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) será retomado, na próxima segunda-feira, 6 de junho, em 46 Agências FGTAS/SINE das regiões de Ijuí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santo Ângelo e Uruguaiana. A suspensão determinada pelo Ministério do Trabalho objetivou viabilizar a implantação do sistema online de encaminhamento de CTPS.
A nova versão (Web 3.0) consiste em um Sistema Online de Carteira de Trabalho, que realiza a verificação com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los. A confecção do documento continuará de responsabilidade da Superintendência, com prazo de entrega de até 15 dias úteis. Para encaminhar o documento, as unidades utilizarão kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS, no menu Serviços e Informações, Trabalhador.
Entre as agências que retomam o atendimento na segunda-feira, está a agência local do SINE, em Capão do Leão. 

Comentários