Eleição apenas expôs racha dentro do PTB

Engana-se quem pensa que a baixa votação alcançada pelo candidato Gringo, PTB, na última eleição de domingo, onde ficou em quarto lugar, é apenas o fruto dessa campanha. Não, não é!
A eleição apenas expôs um racha gigantesco que há anos divide o Partido. Mesmo tendo investido um bom dinheiro, mesmo tendo cinco partidos, o maior número de candidatos a vereador (44), mesmo tendo o maior número de vereadores e ex-vereadores no apoio, a coligação fez míseros 1800 votos.
Isso pode ser perfeitamente explicado pela grande divisão que existe entre petebistas de Capão do Leão. Nas caminhadas do partido, se via mais gente do PDT e do PSB do que do próprio PTB. E isso que eram em maior grupo, que se destacava também pela qualidade dos candidatos. 
O PTB sucumbiu a si próprio, jogando por terra qualquer possibilidade de chegar a prefeitura. Muita gente dentro do partido não queria chapa própria, queriam uma coligação com o PT, mesmo que fosse só no apoio. Aliás, esses que queriam isso, não moveram uma palha na campanha do Gringo e hoje regozijam-se e dizem eu avisei
Dentre esses, existem nomes de expressão dentro da legenda, que outrora foram os grandes líderes do partido. Havia candidato a vereador pedindo votos para outro candidato, e não ao candidato que supostamente deveria apoiar. Claro, faça-se a justiça: não eram apenas candidatos do PTB, tinha dos outros partidos também, mas do PTB é o que menos se esperava.
E passados cinco dias da eleição, parece que esse racha se tornou mais visível ainda, principalmente agora na discussão da composição da nova Mesa Diretora da Câmara. Tem vereador que já pulou pro outro lado, aliás, lado que nunca saiu, e disse que não fará composição. Nos bastidores da política leonense, já se fala em organização de um novo partido em Capão do Leão, trata-se do PSD. Segundo informações colhidas por esse editor, o vereador não iria sozinho para o novo partido, gente graúda do PTB iria junto, entre eles ex-vereadores. É esperar para ver! O difícil vai ser sair e manter o mandato. Mas aí são outros 55, ops, outros 500!

PS: Muitos vão questionar dizendo que a baixa votação do PTB se deu pelo o apoio do PDT. Isso talvez tenha ajudado, mas não é bem assim. Explicarei o porquê em outra postagem. 

___________________________________________________________________________________
Por Jesus Madeira, advogado e editor chefe desse blog, do blog Rede Zona Sul e do canal no YouTube Televisão Leonense - TVL.

Comentários

  1. Jesus, fui morador do Capão, hoje resido em Pelotas. Acompanho teu blog há uns 2 anos e acredito ser muito útil, principalmente postagens que abordam a política leonense. Estás de parabéns pelo conteúdo apresentado aqui.
    Sendo Pelotas uma cidade-mãe para o Capão, teria como tu fazer também uma seção sobre a política pelotense ? Até mesmo porque Capão do Leão e Pelotas estão ainda hoje muito ligadas entre si, e quem sabe sempre estarão... Abraços, e novamente, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário