O ex-secretário de Educação Gelsimar Lourençon foi condenação pela Justiça por atos de improbidade administrativa. Junto com o ex-secretário, também foi condenado o empresário Luis Carlos Olsen Rosa. A sentença condenatória foi proferida na última quarta-feira, 23, pelo juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral. De acordo com a decisão de Cabral, a Secretaria chefiada por Lourençon adquiriu mês a mês praticamente todo o material escolar que seria usado no ano de 2012. Ainda, de acordo com a decisão, foram feitos vários contratos com o limite abaixo do teto que exige licitação, que é R$ 8 mil, com o fim exclusivo de fragmentar a prestação de serviço, burlar a legislação e dispensar o ato licitatório.
Agora os dois réus terão que ressarcir os cofres públicos em cerca de R$ 61 mil. Terão que pagar multa no valor correspondente ao dobro do dano causado. Lourençon teve os direitos políticos cassados por seis anos e o empresário está proibido de firmar contrato com o poder público.
Da decisão cabe recurso ao Tribunal de Justiça.
Os atos de improbidade ocorreram no ano de 2012, quando Gelsimar Lourençon ainda era secretário de Educação, na gestão do então prefeito João Serafim Quevedo.
Comentários
Postar um comentário