De acordo com o Professor e Historiador, Joaquim Dias, em seu blog Capão do Leão História e Cultura a tradicional Festa da Melancia de Capão do Leão deverá ser extinta. Extinta nos moldes que vem acontecendo nos últimos anos, tendo a fruta como protagonista do evento.
Conforme Joaquim Dias, que teria recebido a informação de fonte segura, outro evento deverá substituir a Festa da Melancia, que deverá ainda passar por estudos de viabilidade financeira.
Sem melancia
Um dos motivos para o fim da festa é a falta do produto que dá o seu nome: melancia. Informações já adiantadas pelo DL em outras ocasiões davam conta que o município plantou apenas 5 hectares da fruta em 2016, resumindo-se em apenas duas famílias.
Aliás, para a Festa desse ano, 100% da fruta foi trazida de municípios vizinhos, principalmente Pedro Osório, que plantou esse ano 475 hectares de melancia.
Sendo assim, não há sentido em se fazer uma festa sem produção. Muda-se o nome, amplia-se o leque de atuação e cria-se outra festa, mas deixar Capão do Leão sem um evento dessa magnitude não pode acontecer!
Prejuízos
Sinceramente, não vi, em lugar algum, a prestação de contas da última edição da Festa da Melancia. Mas o que se sabe, é que evento deu prejuízo, não trazendo o retorno esperado, nem em turismo, nem em bilheteria. Fora o valor pago para alguns "shows" de qualidade muito duvidosa, como os R$ 14 mil à cantora Mali.
Sem festa em 2017
As últimas edições da Festa da Melancia ocorreram um ano sim, outro não. Então, pela lógica, não teríamos essa festa de qualquer jeito em 2017.
No entanto, outros motivos podem levar que em 2017, não haverá evento, mesmo que fosse com outro nome. A mudança no comando na Prefeitura seria um, mas não o principal. Não há dispositivo na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do ano que vem prevendo recursos para a Festa da Melancia ou a que viesse substituí-la. Não há recursos para um evento dessa magnitude, como havia na LDO de 2016, por exemplo.
Comentários
Postar um comentário