Baluarte da nossa história, o Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão (IHGCL) tomou um duro golpe essa semana.
Nesse sábado quando integrantes do Instituto chegaram à sede, que fica na Av. Narciso Silva, se depararam com um cenário devastador: ladrões haviam arrombado umas das portas que dá acesso ao local, reviraram tudo e levaram tudo quanto puderam e que tinha algum valor de mercado.
Entre os itens levados estavam (pasmem!) 49 cadeiras do auditório (com encosto, estofadas, na cor azul); tapetes; 01 refrigerador Consul novo; 01 microondas Electrolux novo; 01 caixa de som; 01 purificador de água Lorenzetti; 01 escada de alumínio; 02 scanners; e diversos outros objetos de informática, principalmente.
O não puderam ou não quiseram levar, destruíram. Levaram as louças dos banheiros, deixaram água vazando e boa parte do acervo ainda ficou danificado.
Levaram também acervo com valor histórico para o Instituto e para o município, mas sem apelo comercial, como é o caso do troféu do Santa Tecla de 1953 e de diversos objetos, como canecas de bailes antigos realizados na cidade.
Pede-se para a comunidade leonense para denunciar a qualquer um que ofereça qualquer objeto parecido com esses elencados. Colabore com o Instituto. Não compre objetos furtados ou roubados. Receptação é crime.
Caso saiba de algo a comunidade pode comunicar a BM ou Polícia Civil. Pode ainda comunicar os membros do Instituto pelos telefones (53) 99911-1020 / 99919-1959.
_______________________________________________
Comentários
Postar um comentário